Em Macapá, workshop sobre empreendedorismo capacita 25 mulheres do Cras Alegria

Atividade foi voltada ao grupo de “Mulheres Empreendedoras” que trabalham com artesanato.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Workshop foi direcionado às participantes do grupo “Mulheres Empreendedoras”| Foto: Alexandra Gomes/PMM

Na manhã desta sexta-feira (8), 25 usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria, participaram de um workshop sobre empreendedorismo. Elas fazem parte do grupo “Mulheres Empreendedoras” e a capacitação vem para aperfeiçoar as habilidades de quem já trabalha com vendas, artesanato ou comercialização de produtos caseiros.

A atividade foi feita em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM) e o conteúdo programático abrangeu temas como orientação em técnicas de vendas, valorização do produto e precificação, que é feita de acordo com o investimento agregado.  

De acordo com o coordenador do Cras Alegria, Ivanildo Ferreira, a iniciativa busca não só aperfeiçoar quem já trabalha com algum dos segmentos do workshop, mas também despertar o interesse e o talento de outras usuárias que necessitam de renda extra.  

“Além de aperfeiçoar quem já trabalha com artesanato, a gente gera um ciclo de aprendizado e capacitação. A turma que conclui o workshop já passa a ministrar o que aprendeu para novas alunas usuárias do Cras”, explica. 

A pedagoga Lucivânia Vaz de Araújo, de 42 anos, diz que o artesanato abriu novos caminhos no período em que esteve desempregada. Ela conta que não sabia confeccionar nenhum artigo e buscou meios para desenvolver suas habilidades. Hoje ela participa do “Grupo Mulheres Empreendedoras”, ensinando técnicas de artesanato e aprendendo novas criações. 

“O workshop chamou atenção e como eu já trabalhava com um grupo de mulheres da terceira idade produzindo artesanato, pude vir compartilhar novos aprendizados com elas e mostrar com minha experiência que é possível empreender e ganhar o mercado de trabalho com isso”, destaca Lucivânia.  

O secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, destaca que a promoção da qualificação e o aprimoramento profissional das usuárias assistidas pelos Cras é o meio mais viável de oportunizar um ganho de renda de extra e profissionalização. “Esse mecanismo de capacitação profissional é algo que vamos trabalhar para garantir e ampliar todos os nossos espaços”, destaca o secretário.