Idosos do bairro Coração são atendidos com serviços de saúde e cidadania, em Macapá

Ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (29) e faz parte da campanha Junho Violeta de combate à violência contra a pessoa idosa.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Ação ofertou serviços de saúde, como testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial | Foto: Rafaelli Marques/PMM

Mais de 140 idosos que residem no bairro Coração, zona oeste de capital, foram atendidos em uma ação social que levou serviços de saúde e cidadania para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Coração. A iniciativa faz parte da campanha Junho Violeta da Prefeitura de Macapá e promove a valorização e cuidado com a terceira idade.

Foram ofertados consultas médicas, atendimentos psicológicos, avaliação nutricional, testes rápidos para glicemia e aferição de pressão arterial. Além disso, foram repassadas orientações sobre os tipos de violência sofridas pelos idosos. Essa é a segunda ação social realizada neste mês de junho pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh).

“Mais uma ação sendo realizada e, dessa vez, no Coração. Buscamos atender os idosos que moram em regiões distantes, que muitas vezes não têm acesso a esses serviços. Também foi uma oportunidade de dialogar sobre a violência”, ressalta o coordenador municipal de Pessoa com Deficiência e Idoso, Ruan Linconl.

O momento também contou com massoterapia e distribuição de kits de higiene contendo hipoclorito de sódio e álcool. Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou atendimento de CadÚnico.

O aposentado Manoel Gomes, de 74 anos, aproveitou para ver como está a saúde. “Eu fui muito bem atendido. Tive oportunidade de fazer o eletrocardiograma para ver como está meu coração e, ainda, recebi uma massagem”, conta o morador animado.

Junho Violeta
A campanha do Junho Violeta foi lançada no dia 6 de junho e, durante todo o mês, foram realizadas atividades de valorização, promoção e combate da violência contra a pessoa idosa. A programação encerra nesta quinta-feira (30) com uma blitz educativa no centro da cidade.

A iniciativa envolveu as secretarias municipais de Direitos Humanos, Saúde, Assistência Social e Lions Clube Macapá. A pasta de Mobilização e Participação Popular divulgou a ação nas comunidades.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.