O descarte e acondicionamento de lixo nos balneários, durante as programações do Macapá Verão 2022, serão monitorados pela equipe da Zeladoria Urbana. A ação garantirá que os espaços permaneçam limpos para receber o público.
Serão instaladas papeleiras em pontos estratégicos nos balneários para evitar que os resíduos produzidos pela população sejam jogados nas vias. O Departamento de Fiscalização de Postura fará o monitoramento do descarte do lixo e também do acondicionamento nos comércio informal e bares.
“A intenção é incentivar os bons hábitos para a conservação dos nossos espaços de lazer”, destacou o titular da pasta, Jean Patrick Farias. O gestor reforçou que a equipe estará orientando os donos de bares e visitantes sobre o descarte adequado do lixo.
Os principais resíduos encontrados nos balneários são garrafas plásticas e latinhas que, em grande quantidade, ficam espalhados na areia, ruas e calçadas. Nesse caso, precisam de um aumento do efetivo para a limpeza manual.
A Zeladoria Urbana montou um planejamento de trabalho para esses espaços, mas conta com a colaboração da população em não jogar lixo fora das papeleiras.
“É muito importante que a população colabore, principalmente, descartando o lixo no local correto. É essa mensagem que a equipe da Zeladoria Urbana vai propagar e reforçar em todos os balneários do município”, concluiu o secretário.
O munícipe deve cumprir a legislação que proíbe o descarte de lixo e entulhos em vias públicas. Este ato, de acordo com a Lei Municipal nº 054 de 2008, é crime e a penalidade para quem for flagrado na prática é a aplicação de multa, que varia entre R$ 500 e R$ 2.500. Além disso, o infrator é notificado e tem o prazo de duas horas para retirada do material descartado.