‘Para quem tem histórico na família, o acompanhamento cardiológico é primordial’, diz pedagoga após consulta médica no ‘Avança Coração’

Mutirões de atendimentos buscam zerar fila de espera de cardiologia.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Pedagoga, Dione do Carmo, 47 anos, foi atendida durante a ação do ‘Avança Coração’ | Foto: Ana Cleide Torres /PMM

A pedagoga, Dione do Carmo Silva, de 47 anos, moradora do bairro Buritizal, recebeu a primeira consulta cardiológica no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes neste sábado (4). A trabalhadora relata que a mãe faleceu após um ataque cardíaco e, por isso, resolveu buscar do atendimento.

“Para quem tem histórico na família, o acompanhamento cardiológico é primordial. Peguei covid-19 ano passado e recentemente sinto palpitações no peito, a gente sabe que precisa cuidar e ter o acompanhamento médico faz toda a diferença, estou saindo daqui satisfeita”, comenta.

Neste sábado (4) aconteceu mais um mutirão de atendimentos com cardiologistas no centro de especialidades. A ação faz parte da terceira etapa do projeto “Avança Coração”, que busca zerar a fila de espera por consultas e exames cardiológicos na rede municipal de saúde.

Aposentada Marcia Souza de Melo, acompanhada do esposo José Livramento de Melo | Foto: Ana Cleide Torres /PMM

A aposentada Marcia Souza de Melo, de 64 anos, também teve sequelas da covid-19. A idosa contraiu três vezes a doença e também possui histórico de familiares com doenças cardíacas. “ Sinto muitas dores no peito estava na expectativa desse acompanhamento médico aqui pela unidade, depois de certa idade o cuidado fica redobrado e a gente precisa ser orientado”, disse.

O “Avança Coração” é executado no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Abel Neto /PMM

Avança Coração

O projeto “Avança Coração” oferta serviços multiprofissionais com equipes de cardiologia, nutrição, fisioterapia, psicologia e acompanhamento com educador físico. Os pacientes atendidos no projeto, são agendados por meio da Central de Regulação do município, através do encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde.  

As ações de saúde pós-Covid-19 realizadas pela gestão municipal contam com emenda de R$ 3 milhões destinada pelo senador Randolfe Rodrigues.