Em Macapá, jovens e adolescentes do Creas Liberdade aprendem técnicas de vendas

Iniciativa visa qualificar e abrir portas no mercado de trabalho para esse público juvenil.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Jovens aprendem técnicas de vendas para se inserir no mercado de trabalho | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Jovens e adolescentes participaram de uma oficina voltada às técnicas de vendas promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade, localizado nona norte de Macapá. A atividade realizada na quarta-feira (25) contempla o público juvenil que se encontra em situação de vulnerabilidade.

O treinamento, que aconteceu em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), buscou desenvolver novas habilidades, a oficina prepara os jovens para administrar um negócio próprio.

O estudante Elison Nascimento Coutinho, de 20 anos, aproveitou a oportunidade para aprender como criar um negócio próprio aplicando as técnicas de vendas para se inserir no mercado de trabalho.

“Busquei a oficina para aprender como criar e trabalhar no meu próprio negócio. Gostei muito, aprendi como ofertar um produto de qualidade sem ter prejuízo nos preços”, relata o estudante.

Estudante Elison Nascimento Coutinho, de 20 anos | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A ideia é promover um espaço de convivência, autonomia do indivíduo, formação e qualificação profissional de adolescentes e jovens com idade entre 15 a 20 anos que estão em situação de vulnerabilidade, especialmente os que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

“Além de qualificar, a oficina é uma maneira de orientar esse jovem que tem vontade, mas não sabe que caminho seguir. Trabalhamos a proatividade dele através do que chamamos de conhecimento, atitude e habilidade”, explica o consultor empresarial do Sebrae, Alberto Tavarez, que ministrou a capacitação.

De acordo com a coordenadora do Creas Liberdade, Mayara Alves, essa iniciativa é apenas o primeiro passo para abrir novas portas no mercado de trabalho.

‘’Os alunos receberam certificação, que auxiliará na inserção no mercado de trabalho desse participante que busca novos conhecimentos’’, finaliza.