Centro Especializado em Reabilitação leva orientações e serviço social para moradores do habitacional Macapaba

Ação realizada na região teve parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Para promover os serviços ofertados no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na zona norte da cidade, profissionais de saúde realizaram uma manhã de palestras e atendimento social para os moradores do habitacional Macapaba e bairros próximos nesta segunda-feira (16).

A equipe do centro explicou para a população atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Macapaba, quais serviços são disponibilizados no CER, e como ter acesso às consultas. A UBS foi escolhida para palestra por atender, aproximadamente, 150 pacientes por dia, e estar próxima ao centro.

O CER é especializado em demandas de reabilitação de pessoas com deficiência física, intelectual e visual, além do tratamento para pacientes com sequelas da Covid-19. O local também recebe crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Nosso objetivo é ampliar o número de pessoas atendidas, para isso organizamos esse momento de conversa com à população e falamos sobre cada especialidade disponível. Também conversamos sobre o que é o autismo para pais e responsáveis presentes”, explicou, a diretora do Centro Especializado, Camila Cadena.

A atividade realizada na região teve parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que disponibilizou uma equipe para realização de cadastro, recadastro, atualização e exclusão no CadÚnico.

A dona de casa, Katiane Pastana, de 42 anos, moradora do habitacional Macapaba, esteve na unidade para marcação de consulta e aproveitou para atualizar o CadÚnico e conhecer os serviços ofertados no CER.

“Vim para marcar consulta, e aproveitei para receber outro serviço, o acesso do atendimento perto de casa é bem melhor, ainda mais quando não temos tempo”, frisou a moradora.

Serviços do CER
São ofertados atendimentos médico, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, educadores físicos, nutricionistas, assistente social, enfermeiro, neurologista, ortopedista, oftalmologista e gastroenterologista. O Centro funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e das 13 às 19h.

Katiane Pastana, de 42 anos, mora no habitacional Macapaba e acompanhou a palestra | Foto: Abel Neto/PMM