CTMac intensifica fiscalizações de trânsito nas ruas de Macapá

Ação faz parte da programação da campanha “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac)

Ação é uma das medidas para prevenir acidentes de trânsito | Foto: Fiscalização/CTMac

Na madrugada de sábado (9), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), intensificou as fiscalizações de trânsito na capital, realizando blitz repressiva na rua Santos Dumont.  A iniciativa vem para prevenir acidentes de trânsito ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica, uso de celular ao dirigir, o não uso do cinto de segurança e a condução de veículo automotor sem possuir carteira nacional de habilitação (CNH).

A ação faz parte da programação da campanha “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, realizada em parceria com o grupamento de trânsito da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, as operações contribuem para a mudança de comportamento, principalmente do condutor infrator, devido seu caráter repressivo. Essas blitze são fundamentais para a redução do número de acidentes durante a madrugada, pois influenciam diretamente na segurança.

“Inicialmente a CTMac trabalhou na prevenção, com a realização de blitze e palestras educativas, realizadas pela coordenação de educação no trânsito, com o objetivo de conscientizar a população. Agora iniciamos as ações repressivas por meio das fiscalizações. Dessa forma nós buscamos atingir nossa meta que é reduzir acidentes, principalmente com vítimas”, disse.

Blitz aconteceu na Rua Santos Dumont | Foto: Fiscalização/CTMac

Balanço
Durante a operação, mais de 80 veículos foram abordados. No total foram realizados 15 testes de alcoolemia com um teste positivo; nove veículos removidos, sendo cinco motos e quatro carros e 30 pessoas autuadas conduzindo veículos sem possuir CNH.

O jovem Jorge da Silva, participou da ação e durante a abordagem enfatizou a importância do trabalho, afirmando que todos são responsáveis por trânsito seguro.

“É fundamental que antes de qualquer ato direcionado ao trânsito as pessoas sejam conscientes. Em um segundo muitas coisas podem acontecer e o uso de álcool pode tirar a vida do condutor ou de um inocente. O uso do celular ao volante pode em, uma questão de segundos, ocasionar uma desgraça, por isso eu sou favorável às fiscalizações, só assim poderemos tirar das vias pessoas inconsequentes”, destaca.

Infrações
Segundo dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), em 2021 foram registrados em Macapá 1.888 acidentes de trânsito, entre eles 272 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, 82 por uso indevido de celular e 112 pela falta do uso do cinto de segurança.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a regra. De acordo com o Art. 165 do CTB, se constatada a embriaguez ao dirigir o motorista é penalizado com multa de R$ 2.934,70 e suspende o direito de dirigir por 12 meses.

Atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito:
– Não dirigir alcoolizado;
– Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa a rua;
– Não ultrapassar o limite de velocidade;
– Usar sempre o cinto de segurança;
– Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
– Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.