Macapá registrou um aumento no número de postos de trabalhos em 2021, em comparação aos anos anteriores. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 3.991 novas contratações com carteira assinada, um aumento 356% em relação a 2020, quando a capital registrou 875 contratações formais. Em todo o estado, foram 5.260 admissões.
O desempenho de 2021 é o melhor dos últimos oito anos. Apenas em 2013 ocorreu crescimento nas contratações, quando a capital alcançou 2.970 profissionais formais. O setor de serviços e comércio se destacaram no ano passado, seguidos pela indústria e construção civil. A agropecuária teve o menor saldo.
“Mesmo em um ano de pandemia, conseguimos gerar novos postos de trabalho e, com isso, desenvolver o emprego e a renda na capital. Parte desse número positivo se dá em função do avanço da campanha de vacinação, que dá segurança no retorno do trabalhador ao seu posto e também devido as diversas frentes de trabalho que a Prefeitura está fazendo”, reforça o secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Augusto Félix.
De 2015 a 2017 a capital teve um saldo negativo em contratações. Desses, o pior desempenho foi em 2015, que acumulou saldo negativo de menos 3.561 postos.
“A retomada da economia ainda se apresenta de maneira tímida e mesmo assim conseguimos obter um saldo positivo. Estamos empenhados em avançar na imunização para aumentar a cobertura vacinal na capital e, com isso, dar mais segurança e tranquilidade aos trabalhadores e a população. O reflexo disso será a movimentação da economia na cidade, o que demandará a contratação de mais pessoas”, completa Félix.
Investimento no microempreendedor
Além dos empregos formais, a Prefeitura de Macapá concentra esforços no desenvolvimento dos microempreendedores. A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) vem trabalhando em capacitações e na melhora em infraestrutura nos espaços destinados aos trabalhadores.
Além disso, a entrega do Shopping Popular também proporcionou a criação de novos postos de trabalho não somente de empreendedores que tem seus negócios instalados no local, mas também de mão de obra para manter o local em condições adequadas para os visitantes e trabalhadores.
Inovação
Ainda no primeiro semestre de 2022, a Semtradi prevê colocar em funcionamento projetos relacionados a inovação. Isso será feito por meio da Lei Municipal das Startups, que está em fase de elaboração, criação do Fundo de Inovação e de uma incubadora. A partir destas iniciativas, a secretaria visa a atração de empresas e criação de empregos voltados à economia digital.