UBS Leozildo Fontoura ganhará novo bloco para atender especialidades

A unidade de saúde terá cinco novos consultórios médicos, sala pra amamentação, sala de vacina, recepção, banheiros femininos e masculinos e uma nova área externa com paisagismo.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura

A Prefeitura de Macapá segue com os investimentos em atenção básica e saúde coletiva para 2022. Para ampliar a oferta de atendimentos de saúde especializados, a UBS Leozildo Fontoura, no bairro Zerão, ganhará um novo bloco. A previsão de entrega do novo prédio é em 60 dias.

Com a nova construção, a UBS passará a ter mais consultórios que irão atender especialidades de educador físico, fisioterapia, nutricionista, psicologia e fonoaudiologia. Além disso, a UBS é base para as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da área que promove ações preventivas e educativas, assim o espaço terá sala adequada para amamentação, sala de vacina, recepção, banheiros femininos e masculinos e uma nova área externa com paisagismo.

A ampliação é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e é custeada como emenda enviada pelo então parlamentar João Alberto Capiberibe, no valor de R$ 350 mil mais contrapartida municipal. O prédio principal da unidade foi reformado há 2 anos e oferece consultas médicas, farmácia e sala de curativos.

Reforma Infraero 2

A UBS Infraero 2 será beneficiada com reforma de toda estrutura. A unidade estava fechada e voltará a receber a população. O espaço será otimizado gerando uma nova distribuição dos consultórios, ampliando os serviços de saúde. A unidade terá na sua nova sua estrutura sala de tratamento contra malária, cinco consultórios banheiros com acessibilidade, sala de vacinação, triagem, administração, recepção, same, farmácia e copa.

Os consultórios médicos e os outros ambientes como sala de curativo, vacina, administrativo, farmácia e os banheiros serão reformados. A unidade terá novas instalações hidráulicas e elétricas, novo telhado, portas, janelas. A obra é executada pela Semob e os recursos utilizados foram destinados pela deputada federal Leda Sadala no valor de R$ 843 mil, mais contrapartida municipal.

“Essas duas obras são diferentes das últimas construções, são de alvenaria e demoram um pouco mais para serem finalizadas. Mas seguem o mesmo padrão de trabalho e qualidade que temos entregue em todas as obras da saúde”, disse o subsecretário de Obras Ivy Vasconcelos.