Localizada cerca de 128 km de Macapá, a Escola Família Agrícola do Pacuí proporciona um ensino técnico profissional e médio para jovens da região. A instituição existe há 32 anos e nos últimos tempos estava encontrando dificuldades em manutenção. Em julho deste ano, a Prefeitura de Macapá firmou o primeiro convênio com a escola visando a contratação de novos técnicos, distribuição de equipamentos e insumos.
“A primeira visita que realizamos na escola foi em maio e verificamos as necessidades que eles estavam passando, principalmente em relação a materiais de limpeza e demais insumos. Em junho, assinamos o primeiro convênio e, em contrapartida, a escola se responsabilizaria de continua ofertando o ensino de qualidade aos nossos jovens da região”, disse o prefeito Dr. Furlan.
A diretora da escola, Bianca Rigamonti, conta que a Escola sempre foi mantida pela Associação das Famílias da Escola Família Agrícola da Região do Pacuí (AFEFARP), mas que nos últimos anos, estava passando por dificuldades financeiras por falta de apoio.
“Nossa instituição é modelo na educação básica e no curso técnico agropecuário. Trabalhamos com a pedagogia da alternância, em que o aluno passa 15 dias na escola e 15 dias com a família. Durante o período na escola eles têm aula teórica e prática. Temos o orgulho de dizer que já formamos 350 técnicos”, afirma a diretora.
Recentemente, a Prefeitura assinou um termo de cooperação com a escola para implantação do Programa ‘Proaves’. Por meio do termo, foi possível instalar a estrutura na escola e também incentivar a formação de alunos na avicultura e na produção de hortifrúti.
“O Proaves é o futuro do desenvolvimento de Macapá. A iniciativa vai fomentar a avicultura no município e viabilizar o fornecimento de carne de frangos e ovos para a alimentação de crianças das escolas municipais. Por meio do termo assinado com a Escola, os animais estão tendo o suporte e estão bem cuidados pelos técnicos e alunos da instituição”, destaca o chefe do executivo municipal.
Convênio
O convênio entre Prefeitura de Macapá e Escola Família Agrícola do Pacuí foi firmado no dia 2 de julho de 2021. Por meio do documento, o Município se comprometeu a disponibilizar insumos para manter a escola, como materiais de limpeza e de escritório e alimentos para os animais. Além disso, contratar técnicos de campo, agrônomo, serviços gerais, merendeiros, auxiliar administrativo e secretário escolar. Em contrapartida, a Escola do Pacuí se responsabiliza em garantir a formação técnico-profissional dos jovens inserindo a comunidade na agricultura familiar.
Termo de Cooperação Técnica
O Termo de Cooperação Técnica nº 001 de 2021 foi assinado dia 16 de outubro. O documento permitiu montar a estrutura da primeira etapa do Proaves na escola. A parceria incentiva também a formação de alunos da Escola na avicultura e na produção de hortifrúti.
“A partir dos incentivos voltamos a realizar nossas atividades e lançamos o Proaves, em que ajudaremos o município a fornecer carnes e ovos para alunos da rede municipal de ensino da região. O Programa proporciona o aprendizado prático dos estudantes na produção de aves e, acima de tudo, fortalece a parceria entre o município e a escola”, finaliza a diretora.
Escola Família Agrícola do Pacuí
A Escola foi fundada em 1989, no distrito de São Joaquim do Pacuí, e tem uma área de 85,6 hectares, abrangendo 14 municípios do Amapá e 3 do Pará. No momento, possui 175 alunos. A instituição já formou 350 técnicos agropecuários, sendo que 55% trabalham no setor primário, 40% são microempreendedores e 5% universitários.