Prefeitura de Macapá, Sesa e Iapen realizam testagem rápida em reeducandos do sistema prisional

Testes de HIV, covid-19, sífilis, hepatite B e C, malária, hanseníase, tuberculose, além de aferição de pressão, peso e altura foram realizados.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na terça-feira (19) os reeducandos que cumprem pena no Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) receberam atendimentos de saúde e testagem rápida. A Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou da ação em parceria com o Governo do Estado.

Testes de HIV, sífilis, hepatite B e C, malária, hanseníase, tuberculose, aferição de pressão, peso e altura, além do teste rápido para Covid-19 foram realizados.

Os serviços serão seguirão durante a semana. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Iapen já realizaram a ação em outros anos, mas essa é a primeira vez que a Prefeitura colabora na iniciativa.

A ação de testagem rápida dentro da penitenciária segue as determinações asseguradas por lei que garantem serviços de saúde para pessoas que estiverem reclusas da sociedade. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, o trabalho desenvolvido garante segurança para os apenados, familiares dos apenados e ainda para os agentes penitenciários.

“Com o objetivo de prevenir a saúde de todos, a Prefeitura de Macapá, através desta parceria, desenvolve ações que beneficiam todas as pessoas sem distinção. O acesso à saúde é um direito do cidadão”, destacou a gestora.

O educador penitenciário e enfermeiro, Roosevelt Pureza, ressalta que esta é uma ação executada todos os anos.

“Essa é uma ação integrada de multitestagem que objetiva alcançar o maior número de detentos possíveis. Pretendemos continuar a parceria com o município e disponibilizar mais testes para os apenados. O trabalho acontece todos os anos, mas essa é a primeira vez que o município participa”, acrescentou.

Atualmente, o Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) possui cerca de dois mil internos entre homens e mulheres. Fornece alimentação três vezes ao dia para os reeducandos e assegura assistência médica, odontológica, psicológica, social, educacional e jurídica, bem como assistência material com kis de higiene pessoal.