Setembro Amarelo: psicólogos realizam roda de conversa com moradores do Macapaba

O objetivo da ação é abrir espaço para o diálogo sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fotos: Arthur Pantoja

“É muito importante reconhecer os sinais para nos ajudar e ajudar o próximo”, disse a moradora do Conjunto Residencial Macapaba, Maria Carmona, em roda de conversa realizada na tarde desta quarta-feira (8). A ação faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, que está sendo realizada pela Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular e Direitos Humanos.

“Nós pensamos em realizar as rodas de conversas nos residenciais de Macapá por ter um grande número de moradores e, principalmente, jovens e crianças. Um momento de conversa e reflexão de como lidar com a vida e também divulgar os serviços que o município oferta”, destaca a secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan.

A psicóloga Laurana Bandeira, que atua no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), fala das dinâmicas realizadas para incentivar os moradores a trabalharem o autoconhecimento. As crianças tiveram oportunidade de assistir ao filme ‘Divertidamente’, que aborda como eles podem conhecer e aprender a lidar com suas emoções.

“Nós viemos falar sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, ressaltando a importância do cuidado emocional. As pessoas devem buscar se conhecer melhor e entender como buscar ajuda caso precisem”, afirmou a psicóloga.

Dona Maria Carmona enfatiza que o conhecimento é importante para ajudar outras pessoas. “Tenho uma vizinha que está passando por um momento difícil, então eu preciso saber como agir para poder incentivar o apoio”, disse ela.

Elenilsa Costa conta que é mãe de uma filha que realiza acompanhamento psicológico. Para ela, esse momento é importante para alertar também outras pessoas.

“Foi muito difícil lidar com a minha filha no início, hoje já acompanho ela no psicólogo. Eu também cheguei a fazer acompanhamento por um tempo, porque sou pai e mãe e estou desempregada, é muito difícil às vezes sustentar financeiramente e fico desanimada”, finaliza a moradora.

Setembro Amarelo
Neste ano, a Prefeitura de Macapá preparou uma vasta programação visando mobilizar a população para conscientização sobre o assunto, discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida, além de informar como ajudar e buscar apoio psicológico.

A programação também conta com roda de conversa no Residencial Mucajá, São José e Jardim Açucena.