Grupos e modalidades LGBTQIA+ são incluídos na programação esportiva da Prefeitura de Macapá

Queimadão integra grupos de praticantes da modalidade há mais de 15 anos. No sábado (28) acontece um torneio de futebol dedicado às mulheres lésbicas.

Por Bruno Nascimento - Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade

O queimadão, que acontece há mais de 15 anos na capital, forma um ambiente de inclusão e respeito para o público LGBTQIA+. Para valorizar os atletas e fomentar a socialização esportiva desses grupos, a Prefeitura de Macapá incluiu as modalidades no calendário de esportes do município.

O fomento do município, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (COPDI) e Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), é para garantir aos brincantes mais visibilidade para as modalidades.

“Observamos a necessidade da inclusão destes grupos há um tempo, que são grupos tradicionais que já fazem este trabalho com a população LGBTQIA+ há anos”, destacou o coordenador Municipal de Políticas de Diversidade, Edem Jardim.

O tradicional Queimadão da Paz, que aconteceu com o apoio da Prefeitura de Macapá, foi realizado no sábado (21), na Praça do Barão, no centro da capital, integrando vários grupos de praticantes e ativistas de políticas voltadas ao público LGBTQIA+.

Os esportes praticados por gays, lésbicas, transexuais e outros públicos do segmento têm um planejamento de eventos há anos na capital e acontece em vários pontos da cidade, com torneios e organizações de disputas mensais.

“Poder trazê-los para os eventos de esporte realizados pela prefeitura é garantir reconhecimento, inclusão, respeito e direitos. Então é uma alegria contar com a população LGBTQIA+ presente nas atividades de desporto e lazer do município, além de poder dar o suporte necessário aos grupos”, disse Edem.

O diretor do Queimadão da Paz, Wagner Brito, celebrou a presença da prefeitura e a parceria com as coordenadorias para os futuros eventos esportivos da cidade.

“É importante poder contar com a prefeitura nos ajudando e reconhecendo nossa modalidade. A gente tá muito feliz em trazer para sociedade nosso esporte que é uma ferramenta de combate também ao preconceito”, disse Wagner.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer, tanto o Queimadão da Paz, quanto outros grupos esportivos LGBTQIA+ serão incluídos nos eventos de esporte já existentes, assim como outros eventos serão criados também destinados à está população em específico. No domingo (29), às 14, na arena da sede campestre dos Servidores da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf), haverá um torneio de futebol dedicado às mulheres lésbicas, em alusão ao Dia Nacional de Visibilidade Lésbica.