Projeto Verde Liberdade trabalha práticas agrícolas com mulheres do Iapen

A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e Instituto de Administração Penitenciária Feminina do Amapá (Iapen), realizou a aula inaugural do Projeto Verde Liberdade. A atividade aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, no auditório do Iapen. A iniciativa vem para atender o maior número possível de detentas que tenham queiram aprender práticas de cultivo e conservação agroecológica.

“A Prefeitura de Macapá compreende seu papel institucional de oferecer políticas públicas de valorização e oportunidades à toda a sociedade. É um instrumento de fortalecimento da cidadania”, destacou o secretário municipal de Agricultura, pasta responsável pela execução do projeto, Raimundo Costa.

A atividade foi dividida em dois dias. Vinte mulheres participaram das aulas teóricas. As internas aprenderam sobre os critérios para escolha do local da horta, tipos e potencial de hidrogênio do solo, aplicação de calcário, sementes e sementeiras, limpeza, preparo e tratamento da área de cultivo. O segundo dia foi voltado para instruções sobre adubação orgânica e química, compostagem, colheita e comercialização.

Sobre o Verde Liberdade
O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e visa o estímulo do contato com a terra, a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, a construção e manutenção de hortas comunitárias, além do incentivo à valorização pessoal e ao voluntariado.

“O Projeto Verde Liberdade surge como importante instrumento de ressocialização, gerando mais dignidade e oportunidade de trabalho às pessoas que estão cumprindo medidas de reclusão penal no Iapen”, explicou o técnico agrícola da Semag, Mário Vieira.

Bruno Monteiro
Secretaria Municipal de Agricultura