Ação da Guarda Municipal fiscaliza o uso do cerol na capital

As equipes da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) iniciaram no fim de semana a fiscalização para combater o uso de cerol e linha chilena. A fiscalização que ocorre no período de junho e julho vem para o verificar o cumprimento da Lei nº 1.445/05, conhecida como Lei do Cerol, que proíbe a comercialização e o uso do cerol nas linhas de pipas, papagaios, pandorgas e similares, em todo o município.

A fiscalização acontece todos os anos no período das férias de verão, quando as equipes trabalham de forma intensiva e educativa, percorrendo praças e locais públicos para verificar a ocorrência do uso destes materiais. “O intuito da Guarda é coibir o uso de linhas cortantes e através das rondas nossas equipes fiscalizam e orientam o munícipe. Quando identificamos a utilização desses materiais, eles são retirados de circulação”, disse o comandante geral da GMM, Inspetor Jesiel Costa.

A prática da utilização de cerol e linha chilena é comum entre crianças e adultos e nos períodos de junho e julho é quando aumenta a frequência de utilização destes materiais. “Para garantir que essa diversão não vire acidente e não coloque a vida de ninguém em risco, as equipes estão atuando de forma intensiva. A linha encerrada torna-se invisível e ela é uma arma para ciclistas, motociclistas e até mesmo para o pedestre”, completou o comandante.

Conscientização
A utilização de linhas encerradas ou equivalentes pode gerar lesões corporais graves e elas são mais comuns na região da face e pescoço e em alguns casos pode até ser fatais. Em virtude de várias pessoas terem sido vítimas da linha encerada, a Guarda Municipal de Macapá está intensificando as fiscalizações neste período.

Denúncia
A população pode colaborar denunciando a comercialização e prática irregular dos produtos através dos números 153 e 190.

Ana Cleide Torres
Guarda Civil Municipal de Macapá