Prefeitura de Macapá anuncia adoção de protocolo preventivo contra o novo coronavírus

A Prefeitura de Macapá deve instituir dentro dos próximos 15 dias o protocolo preventivo de saúde contra o novo coronavírus. O esquema é um exemplo de sucesso da cidade de Porto Feliz (SP), que apresenta a profilaxia como principal medida de combate.

Nesse primeiro momento, o protocolo determina a utilização de medicações para profissionais da saúde que atuem na linha de frente de combate ao vírus e para os contactantes, que são as pessoas que tiveram contato direto com um paciente com a covid-19.

O prefeito, Dr. Furlan, falou sobre a preparação desse protocolo preventivo para ser usado também por pessoas assintomáticas, que deve acontecer posteriormente. “Por ser um protocolo mais abrangente, existe a possibilidade de fazermos o bloqueio de determinadas regiões. Por exemplo, vamos pegar três bairros da zona sul, com apoio da equipe Estratégia Saúde da Família, entregar a profilaxia e começar a controlar o avanço do vírus. Estamos providenciando a ampliação da compra desses medicamentos”, finalizou.

O protocolo preventivo também cria as Unidades Sentinelas que serão específicas para o acompanhamento de pessoas confirmadas com a covid-19. Essa é uma medida para descentralizar o atendimento nas unidades de referência para atendimento dos casos do novo coronavírus e evitar o contágio de demais pacientes que estejam apenas com a suspeita da doença. Além disso, será ampliado o número das unidades volantes de apoio.

“Vamos iniciar novos protocolos mais abrangentes, levar atendimentos até a população da periferia, testagem rápida, medicamentos, mas sempre com muita responsabilidade. Pedimos à população que mantenha todos os cuidados preventivos necessários para o controle da pandemia, com o uso de máscara e sem aglomerações”, disse a secretária de Saúde, Dra. Karlene Lamberg.

Protocolo

O protocolo preventivo foi apresentado pelo Comitê Médico de Enfrentamento da Covid-19, durante a primeira reunião da gestão do Dr. Furlan. O Dr. Pedromar Valadares, presidente do Comitê Médico de Enfrentamento da Covid-19 e Patrício Almeida, Doutor em Doenças Transmissíveis e membro do comitê, mostraram os dados positivos do protocolo implementado na cidade de Porto Feliz (SP). O esquema será adequado à Macapá, levando em consideração o atendimento domiciliar e o pós-Covid.

Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Saúde