Mutirão de combate ao Aedes Aegypti chega ao Conjunto Habitacional Mucajá

Secretarias de Zeladoria Urbana, Saúde e Vigilância em Saúde disponibilizaram serviços essenciais para o combate eficaz e cuidado com a saúde pública

Por Matheus Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Jesiel Braga/PMM

Durante o inverno nortista, a Prefeitura de Macapá oferece diversos serviços e realiza ações para o combate eficaz ao Aedes aegypti, que se prolifera em espaços com água parada. Nesta sexta-feira (10), o Conjunto Habitacional Mucajá recebeu as equipes municipais que realizaram limpezas, retirada de objetos, fiscalização de focos e a oferta de informações sobre o tratamento aos infectados.

A atividade reúne os serviços das Secretarias Municipais de Zeladoria Urbana (SEMZUR), Saúde (SEMSA) e Vigilância em Saúde (SMVS), que, juntos, integram a tríade do combate ao mosquito, unindo prevenção, conscientização e ação direta.

O 4º Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), último de 2024, apresentou Macapá com baixo risco de infestação, com apenas duas regiões da capital apresentando médio risco. Gilmar Domingues, Secretário de Vigilância em Saúde de Macapá.

“Apesar dos resultados animadores, as secretarias trabalham arduamente para garantir resultados ainda melhores no primeiro LIRAa de 2025. E isso é possível, tendo em vista que saímos do 3° LIRAa com Macapá em médio risco de infestação”, relata.

Além da borrifação de inseticida por todo o habitacional, equipes de agentes endêmicos da SMVS e os agentes de saúde da SEMSA realizaram fiscalização de focos e reforço nas informações primordiais sobre a prevenção diária e o tratamento disponível na rede pública.

A Secretária Municipal de Saúde, Érica Aymoré, enfatizou que todo o processo, desde o primeiro dia de sintomas até a medicação e acompanhamento, pode ser feito na capital através das unidades municipais que oferecem atendimentos de urgência e emergência.

“A rede municipal oferece duas unidades com atendimentos 24 horas por dia: a UPA Buritizal e o Perpétuo Socorro, além dos espaços com funcionamento estendido até às 1h da manhã, como a UBS Marabaixo e a Pedro Barros”, relata.

Os verdinhos da Zeladoria Urbana estiveram presentes na ação, realizando capina e varrição por todo o espaço. A SEMZUR também disponibilizou o caminhão do Descarta Treco, ferramenta da secretaria que faz a retirada de móveis, auxiliando a população a dar o destino correto aos objetos.

Helson Freitas, Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, explica que a secretaria faz sua parte ao manter a coleta do lixo e a limpeza dos espaços públicos, mas que o cuidado com o Aedes aegypti depende de cada um, seja na rua ou em casa.

“As secretarias dispõem dos seus serviços, mas a proliferação do mosquito é um problema de saúde pública que já nos fez perder muitos brasileiros. Macapá é uma cidade limpa, zelada e estável frente a essas endemias, mas é necessário um trabalho conjunto entre o município e seus munícipes. Com essas ações e trabalhando juntos, manteremos esse problema bem longe das nossas famílias”, complementa.

Confira mais fotos: