Nesta sexta-feira (29), o prefeito Dr. Furlan assinou a Ordem de Serviço que marca o início das obras de reconstrução e ampliação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Municipal (SAMU), na Zona Norte de Macapá.
Com orçamento de R$942.659,92, (Novecentos e quarenta e dois mil, seiscentos e cinquenta e nove reais e noventa e dois centavos), a obra vai oferecer uma estrutura adequada para o atendimento pré-hospitalar na região.
A área total do terreno, que abrange 1.370,81 m², será transformada com uma nova estrutura de 456,51 m², projetada para atender às necessidades operacionais do SAMU, além de oferecer conforto aos profissionais de saúde.
Durante a assinatura, o prefeito Dr. Furlan destacou a importância da obra para a saúde da capital.
“Essa base é fundamental para a Zona Norte, que concentra uma grande parcela da população de Macapá. Estamos investindo para garantir melhores condições de trabalho aos nossos profissionais, trazendo dignidade, conforto, e isso vai se refletir num atendimento eficiente à população”, destacou Dr. Furlan.
A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, reforçou o compromisso da pasta com o SAMU.
“Temos trabalhado intensamente para buscar estratégias que viabilizem a adequação das bases do SAMU, permitindo sua habilitação. Hoje, as bases são mantidas 100% com recursos do Tesouro Municipal, mas enfrentam desafios pela falta de estrutura que atenda às exigências da portaria de habilitação do Ministério da Saúde. Com a reconstrução, vamos alinhar aos padrões exigidos e assim fortalecer o SAMU”, disse.
Segundo Eder Favacho, diretor do Departamento de Urgência e Emergência do município, a reforma representa um grande avanço para o serviço e para os profissionais.
“A reconstrução vai garantir melhores condições de trabalho às nossas equipes, que enfrentam desafios diários para salvar vidas. Com uma estrutura adequada, ganhamos em agilidade, organização e conforto”, disse.
A reforma da base do SAMU faz parte das ações da Prefeitura de Macapá para modernizar a infraestrutura de saúde da cidade.
O projeto inclui:
Hall de entrada: para recepção e acolhimento de visitantes.
Quatro estacionamentos: exclusivos para ambulâncias, facilitando a organização e agilidade das operações.
Área de higienização dos veículos: dedicada à limpeza e esterilização das ambulâncias após o uso, garantindo a segurança sanitária.
Setor administrativo: centralizará as operações de gestão da unidade.
Alojamentos: separados para as equipes femininas e masculinas, ambos equipados com banheiros para maior comodidade dos profissionais.
Banheiros sociais: para uso de visitantes.
Almoxarifado: destinado ao armazenamento de materiais e equipamentos médicos essenciais para as operações do SAMU.
Pátio: para circulação e movimentação interna. Recepção e sala de estar, ambiente confortável para o descanso e integração da equipe.
Copa: para alimentação dos profissionais.