Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou a Rua Torta, localizada na Avenida dos Caramurus, entre as ruas Odilardo Silva e Beira Rio, na orla da cidade. De sentido único e formato sinuoso, a Rua Torta é o mais novo ponto turístico da capital amapaense, proporcionando uma visão panorâmica do majestoso Rio Amazonas.
O professor Soares, que reside há 57 anos na Avenida dos Caramurus, destacou que a via será útil para empreendimentos, gerando empregos e atraindo turistas para conhecer o lugar, tornando-se um novo cartão postal da cidade.
O coronel Moreira, morador, falou sobre a importância da nova via que beneficiará os moradores e visitantes da Rua Torta.
“Essa rua sempre foi esquecida, era só mato e perigosa, as pessoas utilizavam a rua ao lado por ser mais iluminada. Hoje, as pessoas estão utilizando nossa rua para passear e transitar”, disse.
“Macapá tem a primeira Rua Torta. Cada detalhe foi pensado para que esse local seja aconchegante e crie boas memórias para a população. É um ponto turístico para os amapaenses e nossos turistas”, afirmou o Dr. Furlan, prefeito de Macapá.
Para tornar a experiência ainda mais agradável, jardins foram implementados ao longo da via, juntamente com bancos, para proporcionar conforto aos visitantes que desejarem apreciar a paisagem e aproveitar o ambiente.
“Hoje estamos entregando a primeira Rua Torta do norte do Brasil. É a única do Amapá, existem duas no país, mas as outras não têm a capital do meio do mundo. A nossa nos leva ao majestoso Rio Amazonas”, relatou Leda Sadala, diretora-presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Nos 723,12 metros de extensão, com mais oito metros de largura, no trecho entre as ruas Leopoldo Machado e Beira Rio, a via recebeu serviços de requalificação asfáltica, meio-fio e sarjetas, com um investimento de R$ 1.897.444,72 (um milhão, oitocentos e noventa e sete mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais e setenta e dois centavos) exclusivo do Tesouro Municipal.
Esta é a 5ª inauguração do cronograma de 14 obras em 14 dias.
Projeto Orla Viva
A obra integra o projeto turístico Orla Viva, um investimento da Prefeitura que busca estruturar a orla da cidade com praças, áreas de contemplação, quadras de esportes, reformas de infraestrutura e iluminação em LED. A iniciativa visa, portanto, fomentar o turismo e impulsionar a economia de Macapá.
A Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento de Macapá (Cipemac) instalou 31 postes ornamentais metálicos, três postes de concreto e 90 luminárias em LED.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) plantou 24 árvores, dentre elas quatro andirobas, sete cedros, seis aceroleiras, uma gravioleira, três palmeiras Veitchia e três palmeiras Rabo de Raposa.
O projeto segue os moldes de jardinagem de Balneário Camboriú (SC), com o objetivo de valorizar o turismo, a economia e a cultura regional.
Confira mais fotos | Fotos: Jesiel Braga/PMM