Alunos do Estádio Glicério Marques recebem ação do Programa Saúde nas Escolas

Esportistas receberam vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e acompanharam palestra sobre a prevenção da gravidez na adolescência, ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Por Matheus Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Para ter acesso à vacinação, disponível para crianças, adolescentes e jovens de 9 a 19 anos, os pais ou responsáveis precisam apresentar os documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) | Foto: Merlin Pires/PMM

Nesta terça-feira (11), os esportistas do Estádio Glicério de Souza Marques receberam ação do Programa Saúde nas Escolas (PSE), que busca democratizar o acesso à saúde e atua diretamente nos territórios dos públicos-alvo. Crianças, adolescentes e jovens foram vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV) e participaram de palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência.

O projeto, elaborado pelas Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), intensifica as ações do PSE nas unidades de ensino administradas pelo Município, com serviços de promoção, prevenção e atenção à saúde.

O PSE segue com agendas durante o ano, com atuação em 13 eixos temáticos, como combate ao uso de drogas e verificação da situação vacinal. A solicitação da iniciativa partiu da diretoria do Estádio, que disponibiliza modalidades esportivas para diversas faixas etárias.

Samyla Gomes é estudante e mãe da Eline, 9, que pratica a modalidade natação. Ela foi imunizada. A mãe conta que a agitação do dia a dia, por diversas vezes, dificulta o acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para obter as vacinas.

“As ações itinerantes auxiliam imensamente. Queríamos há um tempo atualizar as vacinas dela. Consegui fazer isso em menos de 5 minutos, durante o horário da saída. Sou muito grata pela ação e estou no aguardo da próxima”, conta.

O coordenador do PSE, Benjamin Gadelha, explica que as atividades seguem em escolas pactuadas e onde a gestão identifica demandas. O cronograma mensal é pensado com os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF). A execução tem apoio de acadêmicos de enfermagem da Universidade Paulista (Unip).

“Aproveitamos o acúmulo de público-alvo em um só espaço. Oportunizamos saúde e bem-estar para todos. É a democratização da saúde macapaense por meio de ações bucais, físicas e mentais. É um trabalho incrível”, explica.

| Fotos: Merlin Pires/PMM