Castramóvel Itinerante: Prefeitura de Macapá atende felinos de ambos os sexos

Os atendimentos iniciam nesta segunda-feira (10) e seguem até a próxima sexta-feira (14)

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

| Arte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Gatos de ambos os sexos são o novo público-alvo do Castramóvel Itinerante da Prefeitura de Macapá. Os atendimentos iniciam nesta segunda-feira (10) e seguem até a próxima sexta-feira (14). Cirurgias de castração gratuitas são realizadas no Centro de Esporte e Artes Unificados (Ceu das Artes) Zona Norte: Avenida Carlos Lins Cortes, s/n. Bairro Infraero II.

Iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal (Capda).

Para realização do procedimento, tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado; documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Podem ser castrados gatos com idade mínima de seis meses até cinco anos, com peso mínimo de dois quilos e meio. Caso estejam vacinados contra a raiva, são operados um mês depois da aplicação.

Serviços seguem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas. Os tutores devem levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios.

Após o resultado, caso o felino esteja apto para procedimento, será agendado o retorno à cirurgia. Como parte dos requisitos obrigatórios, o responsável deve levar caixa de transporte; macacão pós-cirúrgico para gatas fêmeas e colar elizabetano para gatos machos.

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o tutor deve estar atento para alguns cuidados, como:

  • Repouso do animal de 10 a 14 dias;
  • Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia. Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;
  • Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e rifocina para conter a entrada para microrganismos;
  • Uso da roupa pós cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;
  • Ambiente familiar limpo para evitar que gatos contraiam infecções no pós-operatório;
  • Para gatos machos, é recomendado o uso do colar elizabetano, para controlar o movimento da cabeça e evitar lambedura excessiva e arranque de pontos;
  • Gatas tiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.