De estacionamento para área de lazer: Prefeitura inaugura Parque Meio do Mundo, mais novo ponto turístico de Macapá

Lugar conta com áreas de convivência, espaço selvinha, parque molhado, bicicletário, academia ao ar livre, chafariz com escultura de bacabeira, bosque, praça de alimentação, anfiteatro, entre outros

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Parque Meio do Mundo | Foto: Jesiel Braga/PMM

Neste sábado (25), a Prefeitura de Macapá inaugurou o Parque Meio do Mundo, o mais novo e maior ponto turístico da capital amapaense. Com uma área de 69 mil metros quadrados, o recente cartão postal oferece uma ampla variedade de atrações para todas as idades.

Durante muitos anos, a área serviu como estacionamento de veículos e local de descarte de adereços carnavalescos. Um espaço que, no inverno, era lama e, no verão, poeira, transformou-se no maior e melhor parque turístico da capital amapaense.

Antes, para os macapaenses que transitavam perto do monumento Marco Zero, o local passava despercebido. Hoje, o Parque Meio do Mundo destaca a singularidade de Macapá ser a única capital brasileira cortada pela Linha Imaginária do Equador.

Na cerimônia de inauguração do parque urbano, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância do novo espaço de lazer e entretenimento para a comunidade e setor turístico.

”Estamos aqui hoje para inaugurar o maior parque do Brasil, o mais fantástico e maravilhoso do país. O Parque Meio do Mundo transforma a história de Macapá, colocando-nos em uma posição como capital turística que ninguém tem. O Meio do Mundo é nosso”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Atrações do Parque Meio do Mundo

O parque conta com áreas de convivência, playground, espaço selvinha com réplicas de animais da fauna amazônica, parque molhado, bicicletário, academia ao ar livre, chafariz com escultura de bacabeira em inox, relógio digital, letreiro do ‘Meio do Mundo’, espaços multiuso, bosque para piquenique, praça de alimentação, lanchonetes, anfiteatro, espaço dedicado à saúde, arborização, estacionamento e muito mais.

Investimento e impacto econômico

O Parque Meio do Mundo recebeu um investimento total de R$22.601.009,26 (Vinte e dois milhões, seiscentos e um mil e nove reais e vinte e seis centavos) exclusivo do Tesouro Municipal. Além de ser um novo ponto turístico, o parque promove a valorização do setor turístico e dinamiza a economia regional. Também se destaca como um local de encontro das famílias amapaenses, proporcionando lazer e cultura. 

Atrações

Playground: equipado com 7 balanços, um escorregador e pergolado, garantindo diversão para as crianças.

Espaço ‘Selvinha Meio do Mundo’: com réplicas de seis grandes animais da fauna amazônica, incluindo: Três onças-pintadas e uma toca; uma iguana; quatro caranguejos; três jacarés; um gafanhoto; uma lacraia. Outras representações de insetos e pássaros podem ser encontradas no espaço: duas borboletas; uma vespa; um besouro; quatro sapos; uma joaninha e uma lagarta.

Na área dos pássaros encontra três araras vermelha, azul e arara-barriga-amarela, um papagaio, dois tucanos, nove beija-flores. Além disso, foram inseridas representações de 21 flores, 13 cogumelos e 7 árvores.

Dentro do Espaço Selvinha, há um parque molhado com escorregadores, chuveiros, arvorismo, escalada e fontes d’água. Este ambiente oferece diversão refrescante e oportunidades para contemplação e criar memórias inesquecíveis.

Na supervisão do local e para proporcionar segurança aos pais das crianças, o lugar conta com 10 guardas-parque, sendo cinco no horário da manhã e cinco à tarde, que estarão presentes nos dias de funcionamento.

O ambiente é delimitado por muretas e telas, além de guarda-corpos, para garantir a proteção dos visitantes, especialmente no sentido da rodovia.

Horário de funcionamento

Manhã: das 8h às 11h e tarde: das 16h às 22h – de terça-feira a domingo. (nas segundas-feiras serão realizadas as manutenções).

Orientações para o uso do espaço

  • Não é permitida a entrada de pets;
  • Não é permitido subir na escultura da iguana;
  • Proibido fumar;
  • Proibido o consumo de alimentos no local;
  • Proibida a entrada com garrafas de vidro;
  • Proibido entrar com calçado de salto;
  • Obrigatória a supervisão de um adulto responsável;
  • Recomenda-se o uso de tênis, meia ou chinelos.

Letreiro e relógio digital

Para enriquecer a experiência no parque há um letreiro escrito ‘Meio do Mundo’ e um relógio digital. O letreiro é a valorização da única capital cortada pela Linha Imaginária do Equador.

Chafariz com escultura de bacabeira

O Parque Meio do Mundo, em celebração a um dos símbolos para a cidade, homenageia-a através de um chafariz de bacabeira em inox. Macapá e a palmeira bacabeira têm relação na derivação dos nomes. O nome Macapá vem do tupi, com o significado de ‘terra’ ou ‘lugar de bacabas’. Por isso, a árvore é um dos emblemas na nomenclatura do município.

Praça de Alimentação

O espaço oferece uma praça de alimentação com áreas cobertas, mesas e bancos. A edificação possui oito restaurantes: sorveteria Santa Clara; pizzaria Cia Paulista; hamburgueria VS Burguer; cafeteira Grão do Bem; alimentação saudável Casa Lisboa; cozinha contemporânea Encanto Amapaense: espetaria e choperia Boteco do Parque; e comidas típicas Delícias da Oci.

Horário de funcionamento:

De segunda a quinta-feira, das 17h às 23h, e de sexta-feira a domingo, das 16h à 0h.

Bicicletário público

Foram instalados dois bicicletários, que serão utilizados de forma livre pelos visitantes do parque, além de uma ampla área de estacionamento.

Bicicletário privado

O parque tem um ponto de aluguel de bicicletas para que os usuários possam aproveitar as belezas do local com uma boa pedalada. O horário de funcionamento será todos os dias da semana, das 7h às 22h.

Academia

Academia ao ar livre com 25 aparelhos para exercícios físicos: cadeira de bicicleta; simulador de esqui; barra para flexão de braços; estação multi-exercitador ape; barras paralelas; barra fixa; barra paralela suspensa; barra fixa horizontal; barra paralela com apoio de pernas e músculos; puxador paralelo; e abdominal suspenso dorsal.

O espaço é cercado com mureta. Os equipamentos da academia foram projetados para atender todas as idades, exceto para crianças. Para instruir no uso dos aparelhos, o local conta com quatro profissionais de educação física, sendo dois pela parte da manhã e dois à tarde.

Horário de funcionamento: manhã das 6h às 10h e tarde das 16h às 22h – todos os dias da semana.

O agendamento será presencial com o coordenador que ficará responsável pela academia.

Bosque

Um majestoso bosque ideal para piquenique no fim das tardes. O lugar possui bancos no entorno, calçadas para passeio, árvores e jardins.

Anfiteatro

Espaço dedicado às práticas culturais. Um lugar aberto para os artistas expressarem suas artes como teatro, música, dança, literatura, artes visuais, entre outras expressões artísticas. O local funciona livremente todos os dias da semana.

Bebedouros e banheiros

Dois bebedouros pets, bebedouros convencionais e banheiros acessíveis.

Segurança e Infraestrutura

Para a segurança, haverá fiscalização 24 horas pela Guarda Civil Municipal, com rondas ostensivas e duas áreas administrativas, sendo elas da corporação e administração do parque. Além de um espaço dedicado para atendimentos de saúde. O parque conta com iluminação pública eficiente, com mais de 60 postes de led.

Espaço Saúde

Atendimentos de emergência leve e moderado serão realizados no parque. O local dispõe de uma sala de primeiros socorros para prestar assistência àqueles que necessitarem desses serviços. O espaço conta com cinco profissionais de saúde, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Arborização e área verde

O parque possui uma área verde de 24.000,00 m², incluindo:

  • 23.000,00 m² de grama.
  • 125 palmeiras de espécies variadas (palmeira azul, veitchia e rabo de raposa).
  • 252 árvores (ipê, andiroba, flamboyant, samaúma e árvores frutíferas como acerola, abacateiro, goiabeira, mangueira e graviola, jambeiro, cajueiro, mangueira e cupuaçuzeiro),
  • 15 açaízeiros.
  • 45 Bougainvillea.
  • 8.600 Alternantheras.
  • 800 Moreias.
  • 60 Cyca revoluta.
  • 9 mil plantas diversas (crotons, vincas, bromélias, capim paulista, cana-da-índia, dianela, guaimbê, 11 horas, abacaxi roxo, entre outras).

Totalizando 18.895 plantas e árvores inseridas na área. No parque foram colocados 9 caramanchões com jardineiras.

Confira mais fotos | Fotos: Jesiel Braga/PMM