Curso ensina confecção de adereços carnavalescos e movimenta empreendedorismo em Macapá

Foco é na produção de objetos como ombreiras, tiaras e brincos personalizados para o carnaval

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação

Treinamento reúne pessoas de todas as idades com um objetivo em comum, empreender no carnaval | Foto: Arthur Alves/PMM

Nesta quarta-feira, (17), a Prefeitura de Macapá deu início ao curso de adereços carnavalescos que ensina a confecção de tiaras, ombreiras, tops, brincos e acessórios. Com o treinamento, os empreendedores passam a ter uma gama de opções para incrementar a fantasia e diversão no Carnaval; período que movimenta a economia criativa na cidade.

Oficina acontece até o dia 22 de janeiro no Centro Profissionalizante do Congós, na Zona Sul da capital. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

O curso desperta interesse em pessoas de diferentes perfis e idades, que buscam aprender uma nova habilidade e aproveitar o carnaval para aumentar a renda familiar.

Para a artesã Laura Marinho, de 62 anos, esse é o momento para aprimorar suas técnicas e expandir seu público. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade para empreender em mais uma data temática do ano.

“Eu já faço alguns trabalhos com tecido, crochê e bordado, mas nunca tinha feito nada com adereços carnavalescos. Achei que seria uma boa oportunidade de aprender algo novo para vender mais nessa época do ano”, afirma.

O carnaval mexe com a cidade e com a cabeça das pessoas, como é o caso do garçom Guilherme Miranda, de apenas 18 anos. O jovem viu no curso uma chance de complementar sua renda e ter outro ramo de atuação.

“O carnaval tá chegando e essa é uma boa oportunidade de ganhar um dinheiro a mais. É ótimo aprender algo novo e aumentar as possibilidades de faturar”, conta entusiasmado o jovem.

O curso passa também por áreas fundamentais para uma boa venda como saber estipular preço para os produtos.

Isso é essencial, pois assim os empreendedores aprendem como lucrar com a venda de adereços na segunda data que mais fomenta o empreendedorismo, que é o Carnaval. Em 2024, ele é comemorado entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

Quem ensina também comemora a chegada da festa do povo. A artesã experiente, Ioná Silva, conta que a alta procura dos foliões por artigos carnavalescos é favorável tanto para quem quer aprender, como para quem ensina.

“É uma época maravilhosa! As pessoas querem suas roupas e fantasias customizadas para pular carnaval. Muita gente que quer entrar no mercado me procura para aprender a fazer esse material e ganhar dinheiro com isso. As peças são produzidas com materiais baratos e dá pra aproveitar o que já tem em casa. Todo mundo sai ganhando: o folião, o empreendedor e o mestre”, conta a instrutora do curso.

O curso de adereços carnavalescos é uma das ações da prefeitura para promover a inclusão produtiva, o empreendedorismo e a geração de renda para a população.

A coordenadora de emprego e renda da Semtradi, Elciane Barbosa, explica que a formação é uma ação estratégica da pasta para capacitar quem quer aproveitar o solo fértil ao empreendedorismo que o Carnaval oferece.

“O Carnaval é uma festa muito popular que movimenta a economia da cidade. Com o curso, incentivamos as pessoas a criarem seus próprios produtos. São novos jeitos de ganhar dinheiro, incentivo ao empreendedorismo como gerador de renda”, afirma.

Confira mais fotos: