Ação de saúde marca o Dia Mundial do Diabetes em Macapá

Programação aconteceu na UBS Marcelo Cândia, Zona Norte, e contou com diversos serviços de saúde como verificação de glicose e orientações preventivas contra diabetes

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

UBS Marcelo Cândia fica localizada na rua Vereador Júlio Pereira, 1329, no bairro Jardim Felicidade | Foto: Nágila Rocha/PMM

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Macapá realizou uma ação de saúde em alusão ao Dia Mundial da diabetes, doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Cândia, na Zona Norte e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do controle da glicemia e da prevenção de complicações.

Durante a ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os participantes receberam atendimentos gratuitos, com verificação da glicose no sangue, aferição da pressão arterial, consulta médica e orientação nutricional. Além disso, eles puderam usufruir de serviços como massagem terapêutica, auriculoterapia e atividade física orientada.

Vigilante e pastor, José Antônio Cabral, 53 anos, conta que é importante buscar o atendimento de saúde para um tratamento precoce e evitar danos maiores à saúde.

“Fui bem atendido aqui na UBS e gostei da programação. Já fiz exames para glicemia, hemograma completo, entre outros. Isso é fundamental para que a gente possa ter uma saúde de qualidade”, contou o pastor.

A iniciativa faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, e visa alertar para os riscos da doença, que pode causar cegueira, amputações, insuficiência renal e problemas cardiovasculares.

Dona de casa, Maria Mendes, 65 anos, foi até a UBS para ser atendida, pois apresentou sintomas de diabete e resolveu aproveitar a ação para verificar sua glicemia.

A Semsa também distribuiu folders explicativos sobre os sintomas, as causas e os tratamentos da diabete, bem como os cuidados necessários para evitar o seu surgimento.

“Estamos trazendo vários serviços voltados para a comunidade, tanto pessoas com diabete quanto pessoas que não tem diabete, mas querem conhecer um pouco mais, principalmente os fatores de prevenção para evitar complicações futuras e assim aumentar a sua qualidade de vida”, enfatizou Danielson Cavalcante, diretor municipal do Departamento de Equidade no Cuidado.