Ordem de Serviço é assinada para construção do mirante no Bioparque da Amazônia

Estrutura será em concreto armado e metal, com torre de elevador e pilares de sustentação

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerimonia de anúncio ocorreu no centro do Bioparque da Amazônia | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta sexta-feira (6), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou Ordem de Serviço (OS) para construção do mirante no Bioparque da Amazônia. Ação ocorreu durante cerimônia, com participação de vereadores, servidores, imprensa e secretários municipais. Mirante é um espaço elevado, onde o público contemplará a natureza e espécies arbóreas existentes na região Amazônica e que estão no Bioparque.

Serão investidos R$ 870.361.14 de Emenda Parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel (PL), mais contrapartida do Tesouro Municipal. O total de área construída corresponde a 205,74 metros quadrados no térreo e 104,76 metros quadrados de pavimento superior. O prazo para construção é de 90 a 120 dias.

Assinatura da OS foi no centro do Bioparque, ao lado da área em que será construído o observatório. A estrutura será em concreto armado e metal, com torre de elevador e pilares de sustentação. Terá área de convivência e espaço para pessoas com deficiência. A altura total do Mirante será de 25,30 metros.

Cerimonia da assinatura ocorreu ao lado da área em que será construído o mirante | Foto: Jesiel Braga/PMM

O gestor municipal expressou felicidade pelo investimento. “Neste local, toda a fauna e flora têm viés turístico e científico. O que a gente oferece para as crianças e a população é mais oportunidade de lazer e de conhecimento. Falamos de um 2024 com o Bioparque mais ampliado, bonito e com mais opções de lazer. A Prefeitura está nos quatro cantos da cidade. Seja por meio de serviços, entregas e assinaturas de Ordem de Serviço. Estamos construindo a nova Macapá. A cidade que todos têm orgulho de viver”, disse Dr. Furlan.

O diretor-presidente da Fundação Bioparque da Amazônia, Pedro Paulo Costa, afirmou que a altura do mirante permitirá ao público enxergar o Rio Amazonas e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha. “Temos 107 hectares de pura fauna e flora. O Bioparque é um ambiente de contemplação da natureza, pesquisa e de estudo. Essa obra é muito importante e foi um pedido nosso”, afirmou.

Segundo Vinícius Gurgel, se todos os políticos aplicarem recursos gradativamente para construção de espaços de lazer e de estudo, “em breve, teremos o maior parque do Brasil em área urbana, intacto e com várias atividades”.

Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) é a executora e fiscalizadora dos serviços.