UBS’s Marcelo Cândia e Congós realizam exame Interferon Gamma Release Assay para diagnóstico da Tuberculose Latente

Procedimento ocorre todas às quartas-feiras, mediante apresentação de encaminhamento médico e Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Exame Interferon Gamma Release Assay (Igra) serve para diagnosticar Infecção Latente da Tuberculose e é realizado por meio da coleta de sangue | Foto: Abel Neto/PMM

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Marcelo Cândia e Congós são realizadas coleta de sangue para o exame Interferon Gamma Release Assay (Igra) para diagnosticar Infecção Latente da Tuberculose (ILTB). O atendimento ocorre todas às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 15h. O paciente deve apresentar Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminhamento médico.

Pode realizar a testagem o seguinte público assintomático que teve contato com casos de Tuberculose ativa: crianças de dois até 10 anos; pessoas vivendo com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); indivíduos que usam medicamentos imunobiológicos e/ou imunossupressores, ou que estejam em situação de pré-transplante de órgãos.

E, ainda, pessoas com insuficiência renal, bem como cidadãos candidatos a transplante de células-tronco. Todos precisam estar em jejum de quatro horas.

O procedimento é recomendado a este público por ter maior probabilidade para adquirir a doença. É um método preventivo. Com o diagnóstico precoce, é possível realizar a cura com antecedência.

Endereços para exame do IGRA

  • UBS Marcelo Cândia: Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, 1329. Bairro Jardim Felicidade;
  • UBS Congós: Rua Claudomiro de Moraes, 340.

Baciloscopia

A SMVS também realiza o exame de Baciloscopia – que coleta escarro para confirmar se a pessoa sintomática possui Tuberculose ativa. Uma vez testado positivo, o tratamento funciona por meio de medicamentos. Dura, no mínimo seis meses ou conforme critério médico.

Paciente deve apresentar encaminhamento médico, documento com foto, Cartão Nacional do SUS e estar em jejum para realização da coleta, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h30, nas seguintes Unidades:

UBS Marabaixo – Avenida 4, s/n. Bairro Marabaixo II;
UBS Perpétuo Socorro – Rua Rio Xingu, 278;
UBS Marcelo Cândia – Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, 1329. Bairro Jardim Felicidade;
UBS BR 210 – Loteamento Amazonas;
UBS Coração – Avenida Professora Neuza Amaral, 1163. Vila do Coração;
UBS Congós – Rua Claudomiro de Moraes, 340;
UBS Pedro Barros – Passagem Dona Márcia, 445. Bairro Fazendinha;
UBS Rubin Aronovitch – Avenida 6 de setembro, 212. Bairro Santa Inês.

Uma vez testado positivo, o tratamento é realizado em todas as UBSs do Município de Macapá.

A Tuberculose é uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK) que afeta pulmões e outras partes do corpo, como ossos, rins e meninge. É transmitida pelo espirro, tosse e ao falar. Os sintomas são tosse, cansaço, perda de peso, dor no peito, falta de apetite e febre.

Dados

Em 2023, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) registrou 116 novos casos. Cerca de 99 pessoas buscaram a rede municipal de atendimentos para realizar exames. No total, 6,9% do público testou positivo para HIV e Tuberculose. Total de exames realizados chega a 85,3%.

No ano anterior, 255 casos foram notificados pela pasta. Cerca de 216 pessoas fizeram testes para detectar o HIV. Aproximadamente 9,4% da população testou positivo para a doença. O total de exames realizados chega a 84,7%.

Vacinação

Vacina BCG está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Macapá | Foto: Renato Costa/PMM

A vacina BCG, que protege as crianças contra as formas mais graves da Tuberculose, é um método de prevenção. Todas as UBSs aplicam este imunizante para bebês recém-nascidos a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), todas as sextas-feiras, das 8h às 17h.