Cras Alegria leva serviços da assistência social para as Unidades Básicas de Saúde de sua abrangência

Proposta da ação é estender os serviços do Cras para alcançar mais mães que precisam do benefício eventual

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Cras Alegria leva atendimento para UBS de sua abrangência I Foto: Arthur Alves/PMM

Com o intuito de atender o público de gestantes de sua abrangência, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria, está levando atendimento através de ações itinerantes às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta quarta-feira (30) a ação esteve na UBS Raimundo Hozanan, localizado no bairro do Muca. 

A proposta da ação é estender os serviços do Cras para alcançar mais mães que precisam do benefício eventual ‘Kit Bebê’ composto por produtos de higiene e limpeza de uso pessoal, roupinhas, fraldas, dentre outros. Além disso, também leva a atualização do Cadastro Único que dá acesso ao benefício. 

Durante a ação, a equipe de profissionais técnicos do Cras registrou 49 atendimentos, sendo 16 solicitação de “Kit Bebê”, 14 solicitação de cestas básicas e 19 agendamentos para Cadastro Único. Após o preenchimento de um formulário as mães são agendadas e encaminhadas para o Cras. 

Segundo o educador social do Cras Alegria, Wendel Amorim, neste mês de agosto o Cras já realizou 5 ações itinerantes nas UBS’s de sua abrangência. “Neste mês já foram cinco ações realizadas. Após o preenchimento das solicitações nosso assistente social verifica a situação cadastral de nossas usuárias e caso ela preencha todos os requisitos, na semana seguinte já é feita a concessão do benefício”, explica o educador social. 

Elenize dos Reis, é mãe do recém-nascido, Theo dos Reis Marques, nascido de parto prematuro aos oito meses de gestação. Ela conta que aproveitou o atendimento para fazer a solicitação do ‘Kit Bebê’ e inclusão do pequeno Theo no CadÚnico. 

“Eu vim marcar uma consulta com o pediatra e aproveitei a ação que estava aqui para pedir orientação sobre o meu serviço e fazer minha solicitação. Achei ótimo o atendimento dentro da UBS porque passa as informações que precisamos e muitas vezes a gente não sabe que tem direito e nem como solicitar. É uma iniciativa maravilhosa”, ressaltou Elenize. 

O sociólogo do Cras Alegria, José Gemaque, explica que existem alguns critérios para que as mães tenham acesso aos benefícios ofertados pela Semas.  

“As mães a partir do oitavo mês de gestação ou com bebê recém-nascido até um mês, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, podem receber o benefício no Cras. Isso é feito com base no estudo social dos profissionais do equipamento”, afirma o sociólogo.