Oficina de ‘Cobre Tigelas’ é ofertado para idosos assistidos pelo Cras Simpatia

Capacitação ajuda a trabalhar a coordenação motora dos idosos, além de ser uma forma de geração de renda aos participantes

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Grupo da terceira idade do Cras Simpatia participa de capacitação | Foto: Maiely Cardoso/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ofertou na manhã desta sexta feira (25), uma oficina de ‘Cobre Tigelas’ para o grupo da terceira idade assistido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Simpatia, no bairro Fazendinha, Zona Sul de Macapá.

Com objetivo de trabalhar a coordenação motora dos idosos atendidos na unidade, a oficina também serve como uma forma de ganhar uma renda extra através da produção.

Autônoma Rosilda Alves, 65 anos, conta que a oficina foi um pedido seu para a coordenação do Cras e que a atividade é muito importante para o grupo.

“Fiz o pedido para a coordenação e agora estamos aprendendo coisas novas. Isso é importante para passar o tempo e manter nossa mente ocupada. É uma coisa que a gente até pode vender pra ter uma renda extra”, contou Rosilda.

As alunas aprenderam técnicas de corte e costura de tecidos para a produção do fuxico que são pequenas trouxas de tecidos que costuradas dão origem a objetos de ornamentação e a montagem com adição de miçangas e o próprio fuxico.

Merendeira aposentada, Maria Brito de 77 anos é assistida pelo Cras Simpatia, ela relatou que gosta de participar do grupo e que já participou de várias programações na unidade.

O grupo de idosos do Cras Simpatia tem atividades fixas de forma quinzenal, e programações conforme datas comemorativas. Entre as atividades disponibilizadas para os assistidos estão passeios, dança, oficinas, palestras, serviços de saúde e outros.

Para fazer parte do grupo da terceira idade basta ter o CadÚnico e ir até o Cras solicitar o serviço. A equipe de atendimento faz o acolhimento e disponibiliza as informações de data, horário e programações.

“A oficina ajuda a trabalhar a parte psicomotora e também é uma oportunidade de renda para os nossos idosos. Temos o foco de cuidar das pessoas e dar a assistência que elas precisam”, enfatiza a coordenadora do Cras Simpatia, Darliene Bastos.

Confira mais fotos