Tutores de gatos buscam o Castramóvel Itinerante para realização de cirurgias

Atendimentos para felinos de ambos os sexos seguem até a próxima sexta-feira (18)

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Até a próxima sexta-feira (18), atendimentos do Castramóvel Itinerante são para felinos de ambos os sexos | Foto: Arthur Alves/PMM

Nesta segunda-feira (14), iniciou os atendimentos do Castramóvel Itinerante para felinos de ambos os sexos. O propósito das cirurgias gratuitas de castração é controlar a natalidade de cães e gatos e reduzir, consequentemente, as crias indesejadas, evitar proliferação de doenças para animais e humanos e diminuir a superpopulação de animais errantes em situação de rua.

Nas primeiras horas da manhã, foi registrado intensa procura da população pelo serviço. As unidades veterinárias estão localizadas na Avenida Ivaldo Veras, 1118, em frente à Praça Pet, no bairro Jardim Marco Zero.

Antes do procedimento, as equipes veterinárias realizam triagem para verificar se os animais estão aptos para a cirurgia. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal (Capda).

“Não deixem de levar os cães e gatos para a castração. É uma iniciativa importante, gratuita e um ato de amor pelos nossos animais”, disse a titular da Capda, Flávia Lima.

Enquanto os responsáveis aguardavam pelo atendimento, Maria Almeida retornou com o Apolo, de um ano e oito meses, para retirar os pontos da cirurgia realizada há 14 dias. Segundo a dona de casa, o cachorro não sentiu dor e reagiu bem. “Estou feliz, pois ele não está mais perigoso. Foi tudo tranquilo e muito rápido”, avalia.

Podem ser castrados gatos de ambos os sexos, com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos. Gatas no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica. Vacinados com a antirrábica, são operados um mês depois da aplicação.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas. Os donos precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia.