Mulheres da Zona Sul participam de curso de Customização de Roupas e Acessórios

Aulas acontecem no Centro Profissionalizante do Congós das 8h às 12h. Alunos receberão certificado de participação

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação

Turma de 30 alunos será capacitada no curso que acontece no bairro Congós, Zona Sul de Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM

Iniciou nesta quinta-feira (10), o curso de customização de roupas e acessórios ofertado pela Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). As aulas são ministradas no Centro Comunitário Profissionalizante do Congós (CCPC), Zona Sul, das 8h às 12h. Cerca de 30 alunos recebem a capacitação, e ao final do curso os participantes receberão certificado.

Professora da educação especial, Tatiara Cordeiro, 47 anos, contou que decidiu fazer o curso para aprender técnicas novas e repassar para seus alunos como uma forma de educação alternativa.

Empreendedora, Rosa Miranda, explica que a capacitação vai ajudar no diferencial do seu trabalho. “Hoje vou aprender como deixar minhas peças mais atraentes. Isso vai melhorar minhas vendas e ajudar na minha renda”, explicou.

O curso segue até sexta-feira (11), e os alunos vão aprender a personalizar camisas desde a produção do fuxico (pequenas trouxas de tecidos que costuradas dão origem a flores) até a colagem do feltro (material utilizado na criação de peças artesanais).

Artesã e uma das instrutoras, Patrícia Nobre, fala da utilidade da qualificação para a geração de renda. “É uma produção de baixo custo que faz o reaproveitamento de materiais. Transformamos uma coisa que iria para o lixo em luxo, para que possam ser vendidas e gerem renda”, detalhou.

Instrutoras Patrícia Martins e Patrícia Nobre (de rosa) são artesãs de cultura Afro | Foto: Jesiel Braga/PMM

A ornamentação das roupas e acessórios será regionalizada, com desenhos de marabaixeiras construídos com fuxicos, para que além de trazer um diferencial, as peças também propaguem a identidade cultural do município.

Coordenadora de Emprego e Renda da Semtradi, Elciane Barbosa ressalta a importância de realizar um curso que além de ajudar a gerar renda, ainda valoriza a cultura local.

“Nos preocupamos em trazer uma capacitação dentro de uma lógica que tivesse um baixo custo para os alunos produzirem fora daqui, com materiais que possuem em casa, e que levasse a identidade cultural da nossa cidade”, enfatizou a coordenadora.

Confira mais fotos: