Artistas plásticos exibem sua arte na segunda edição do Verão das artes no Mercado Central

Exposições deram início ao Verão das Artes, nesta terça (11),no mercado central.

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Segunda edição do Verão das artes | Foto: Jesiel Braga/PMM

Com peças trabalhadas e regionais, os artistas amapaenses ganham destaque no Verão das Artes. Evento integra a programação do Macapá Verão 2023. Nesta terça-feira (11) aconteceu a segunda edição da exposição de obras, no Mercado Central. Atividade busca dar visibilidade aos talentos locais.

Artistas foram selecionados através do edital da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). Nau Navegar, Dekko Matos, Ecinildo Barbosa, Carla Priscila, Campis e a Associação de Artes Educadores do Amapá, fizeram parte da segunda edição.

Elcinildo Barbosa, artista plástico, começou a pintar na sua infância. “Retrato geralmente a nossa Amazônia, a nossa cultura local o Marabaixo, mas especificamente a Amazônia. Uma das características das minhas fotos é o uso das cores fortes”, explicou o pintor.

Carla Antunes, também marcou presença para mostrar suas peças, a artista também é professora de artes.

“A arte é algo que me acompanha desde muito cedo, eu sempre usei a arte para organizar meus pensamentos. Eu já participei de algumas exposições independentes, essa é a segunda exposição que eu participo de forma coletiva. As minhas artes trazem uma reflexão do momento em que a gente entra em crise. Para mim a arte é uma forma de expressar o sentimento mais sincero”, comentou a professora.

Dekko Matos é artista amapaense que já fez várias exposições dentro e fora do Brasil. Ele fala um pouco sobre a sua jornada no mundo das artes e a importância de participar de eventos assim.

“O meu começo foi aos 11 anos. Minha vida sempre foi voltada para a arte, tenho feito algumas exposições Brasil afora, mas sempre é uma grande oportunidade de colocar artistas visuais no Macapá Verão, aqui a gente tem a chance de mostrar o nosso trabalho.  Minha arte representa a minha paixão por Macapá”, disse o artista.

O público também esteve presente para apreciar as telas da exposição. A declamadora de poesia Eliane Silva, marcou presença para apreciar a diversidade de artes do dia.

“É muito importante incluir as artes plásticas para fortalecer a nossa cultura, para os turistas poderem presenciar a nossa diversidade cultural e as belezas que o nosso estado tem a oferecer através dos artistas amapaenses. As telas me deixaram encantadas”, comentou a declamadora.

A programação continua durante todo o dia. Durante a tarde, às 15h30 tem poesia literomusical com os Poetas Azuis, Pedro Stkls e Thiago Soeiro. Além deles, a programação conta com a participação dos também poetas Thiago Quingosta, Andreia Lopes, Mary Paes e Coletivo Juremas.

Às 18 horas é a vez do audiovisual apresentar as produções locais, com trabalhos de Glauber Khan, Balança Cultura, Eliana Moreira e Rodrigo Aquiles.

Marcas Oficiais do Macapá Verão 2023 – O maior de todos os tempos

CEA Grupo Equatorial Energia, Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Você Telecom, Mercadão dos Medicamentos, Santa Rita Engenharia, Domestilar, AK Motor’s, Águas da Amazônia, Ecopostos, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Center Kennedy, Limpex Hospitalar, Tratalyx, Rede Amazônica, TV Equinócio, Faculdade Estácio e Claro Brasil.

 Andreia Tavares* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Confira mais fotos