Prefeitura de Macapá promove capacitação sobre vacinas para profissionais de saúde

Propósito é ensinar ao público noções de administração e formas de preparos das doses

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Treinamento ocorreu no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, localizado na zona Norte da cidade | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Na quinta e sexta-feira (6 e 7), profissionais de saúde da Prefeitura de Macapá participaram de uma capacitação sobre vacinas. A ação foi promovida pelo Departamento de Imunobiológicos da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e ocorreu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, localizado na zona Norte da cidade.

No primeiro dia de treinamento, o público-alvo foi todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Enfermeiros e técnicos em enfermagem estiveram presentes no segundo dia. O secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues, frisou a importância do curso.

“De acordo com o Programa Nacional de Imunização do Brasil, são mais de 45 imunobiológicos oferecidos. As vacinas – que são fator primordial para proteger a população contra doenças transmissíveis – estão inclusas”, inicia o gestor.

“Recentemente, Macapá foi exemplo para o país, cumpriu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e imunizou a população contra a Influenza em um curto espaço de tempo. Considerando este cenário, a capacitação é importante, pois iniciará a Campanha de Multivacinação que, neste mês, pretende atualizar a caderneta das crianças menores de cinco anos”, analisa.

A enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubim Aronovitch, Arlene Silveira, ressaltou que a iniciativa da SMVS proporcionará novos horizontes sobre administração e preparo dos imunizantes, bem como “melhor assistência à nossa comunidade”.

“Esse treinamento é de suma importância para o avanço das cadernetas de vacinação. Chegou para agregar e trazer mais conhecimentos para nós, profissionais da enfermagem”, conclui a enfermeira da UBS Álvaro Correa, Elizandra de Lima.