Prefeitura de Macapá inaugura nesta terça-feira Sistema de Energia Solar no Bailique    

Iniciativa além de atender a demanda energética com a instalação de 11 kits fotovoltaicos contribui com o meio ambiente gerando energia limpa e sustentável

Por Alexandra Gomes - Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento de Macapá

Prefeitura de Macapá através da Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento de Macapá instala energia sustentável no Bailique I Foto: CIPEMAC/PMM

Nesta terça-feira (26), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugura Sistema de Energia Solar no Arquipélago do Bailique. A instalação do equipamento vai beneficiar a Unidade Básica de Saúde Manoelzinho, localizada na Vila Progresso, e a Fábrica de Pracaxi da comunidade Limão do Curuá.

O serviço de levantamento, estudo e instalação foi feito pela equipe de profissionais técnicos da Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento de Macapá (CIPEMAC), também responsável pela aquisição e transporte dos equipamentos.

A iniciativa da Prefeitura de Macapá mantém o funcionamento dos serviços de saúde prestados às comunidades do arquipélago e apoio à Fábrica de Pracaxi, que trabalha a extração e comercialização do óleo da semente de pracaxi, serviço realizado atualmente por um grupo de 45 mulheres da comunidade Limão do Curuá, no distrito do Bailique.

A instalação do sistema de energia solar também vai permitir a inauguração dos liquidificadores industriais que nunca haviam sido ligados pela falta de energia, o equipamento é utilizado para processar e triturar o fruto do pracaxi. Além de manter a funcionalidade da fábrica, a medida ainda garante a expansão comercial do produto fomentando o desenvolvimento econômico na região que dispõe de grande potencial.

De acordo com o presidente da CIPEMAC, José Elia Rigamonti, os técnicos da CIPEMAC além de fazerem a instalação orientaram os moradores sobre a utilização dos kits a fim de otimizar o rendimento do sistema de energia e, assim, atender de forma eficaz as demandas existentes.

“O sistema de energia garante maior qualidade de vida para os moradores da região beneficiada, além de contribuir com o meio ambiente com o fornecimento de energia limpa e sustentável. Em breve o serviço será expandido para as demais comunidades”, declara o presidente.

Fornecimento de Energia Limpa

Na Unidade Básica de Saúde – Manoelzinho, localizada na Vila Progresso, a CIPEMAC instalou o Sistema de Geração de Energia Solar que permite o funcionamento 24 horas de toda a estrutura da UBS, que conta com sala de vacina; consultório; diretoria; triagem/parto; diretoria; corredores e área externa. Além disso, centrais de ar; geladeira; freezer; computadores; lâmpadas; ventilador; nebulizador; bebedouro e refletores na área externa.

Na Comunidade Limão do Curuá, o Sistema de Energia foi instalado na Fábrica de Pracaxi, que processa o fruto para a extração do óleo possuindo um grande potencial econômico com o fornecimento de matéria-prima para a indústria farmacêutica e cosmética.

O sistema de energia passa a garantir as atividades de produção da Fábrica com o funcionamento de equipamentos como liquidificadores; ventiladores; freezer; geladeira; bebedouro e lâmpadas de led.

Sistema de Energia Solar – Kits               

Os kits de energia são compostos por módulos fotovoltaicos, inversores de frequência e banco de baterias, além das estruturas de fixação e cabeamento.

Os equipamentos instalados no distrito do Bailique são do tipo Off-Grid, que tem como principal característica ao cúmulo de energia gerada em um banco de baterias, visando manter o abastecimento de energia em períodos onde ocorre pouca ou nenhuma irradiação solar para captação pelos módulos fotovoltaicos.

De acordo com a presidência da CIPEMAC, esta é mais uma conquista celebrada junto à Prefeitura de Macapá, que promove qualidade de vida aos moradores da região atendida. Segundo a Companhia, o próximo passo é estender a instalação as demais comunidades do Distrito. A ação é um importante avanço na contribuição com o meio ambiente, gerando energia elétrica de forma limpa e sustentável. 

Comunidade Limão do Curuá

Limão do Curuá é uma das 50 comunidades do Arquipélago do Bailique, distrito do município de Macapá caracterizado como um território de populações tradicionais adaptadas e dependentes dos ecossistemas naturais para sua reprodução cultural e socioeconômica. O tempo de viagem depende da variação das marés que influencia o tempo de deslocamento, que pode variar de 12 a 18 horas de viagem de Macapá até a Vila Progresso (sede administrativa do Bailique), ou de 6 a 8 horas para a comunidade Limão do Curuá.

A comunidade se formou às margens do rio Curuá e atualmente é composta por 70 famílias, que vivem basicamente do manejo do açaí, da pesca artesanal de peixe e camarão, e da extração do óleo de pracaxi, de acordo com levantamento do pesquisador João Freitas, do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).

Recurso

O trabalho foi executado pela CIPEMAC com emenda do senador Randolfe, mais contrapartida do Município, recurso orçado num valor total de R$ 344.995,44.