Veja como foi o segundo dia de apresentações das escolas municipais de Macapá no ‘Arraiá du Mercado Centrá’

Cerca de 300 alunos de 9 instituições de ensino do município, participaram do evento

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Segundo dia de apresentações das escolas municipais de Macapá. Foto: Jesiel Braga | PMM

Neste sábado (17) foi o segundo dia de apresentações das escolas municipais de Macapá na quadra junina do “Arraiá du Mercado Centrá”, realizado pela prefeitura. No primeiro dia, quatro escolas trouxeram para o público, muita beleza e animação e não foi diferente neste segundo dia do Arraiá. Abrindo a festa, a Emef Amapá animou o público com o tema “O amor pela tradição junina”.

Sobre o tema, a diretora Marileia Barbosa, ressaltou a importância de se trazer a cultura das festas juninas tradicionais para a escola e mostrar esse amor de uma forma bonita como a trazida pela escola nesta apresentação.

Marileia Barbosa, gestora da Emef Amapá com casal de dançarinos da sua escola. Foto: Jesiel Braga | PMM

Nicolas Danilo e Ana Gabriele, ambos do 5°ano da Emef Amapá, falaram do nervosismo em que se encontravam, mas que ensaiaram bastante para fazer uma bela apresentação e assim aconteceu, para a alegria deles e de todos os envolvidos.

A escola Lúcia Neves Deniur trouxe para quadra junina o tema “Uma experiência lúdica na cultura junina do Amapá”. Esta escola teve um diferencial na apresentação porque trabalhou a dança das crianças do ensino fundamental em conjunto com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Eja).

A professora Claudevane Lima, uma das coordenadoras da quadrilha junina, disse que essa interação deu bastante certo por trabalhar o cuidado e o respeito dos pequenos em relação aos adultos e vice-versa.

José Raimundo, de 39 anos, estudante da Eja na escola Lúcia Neves Deniur, contou que participar da quadra junina este ano, é uma realização para ele. Devido às dificuldades que enfrentou na vida, somente agora ele está terminando parte de seus estudos, e se sente feliz em se apresentar nesta festa junto com os colegas de classe e as crianças.

José Raimundo, estudante da Eja na Emef Lúcia Neves Deniur. Foto: Jesiel Braga | PMM

A terceira escola a se apresentar foi a Emef Odete de Almeida Lopes, que fez o publico dançar junto, ao som da canção: “Boi Bumbá”, de Luiz Gonzaga.

Rosineide Moraes, gestora da Emef Odete Lopes falou da gratidão em participar pela segunda vez desse Arraiá. “É uma alegria trazer as crianças da escola novamente para se apresentar nesta festa. Eles estão muito felizes e nós, gestores e professores também estamos. É uma festa linda”, disse a gestora.

Rosineide Moraes gestora da escola Odete de Almeida Lopes. Foto: Jesiel Braga | PMM

A canção “O xote das meninas” embalou a performance junina dos pequenos dançarinos e dancarinas, do 3° ano, da Emef José Duarte de Azevedo. A diretora Dione Costa ressaltou a alegria das crianças em participar do Arraiá e o quanto isso é importante para os pais e toda a comunidade escolar. O casal de dançarinos Luna Isadora e Pedro Nicolas, da Emef José Duarte de Azevedo, estavam concentrados e ansiosos para a apresentação de suas performances em quadra.

A escola Roraima encerrou a participação das escolas no “Arraiá du Mercado Centrá ” e trouxe para a pista de dança, 24 alunos apresentando o tema: “Quadrilha junina tradicional” com as expressões típicas da dança como “Olha a cobra”, “É mentira”, entre outras expressões já conhecidas pelo público.

A professora do Ensino Especial da escola e coordenadora da quadrilha, Jainara Suzana, falou com orgulho da apresentação de seus alunos. “Eles são maravilhosos! Superaram as nossas expectativas! Estamos todos estão de parabéns”, disse, empolgada.

Monick França, secretária municipal de educação de Macapá realizou a entrega de troféu de participação às escolas. Para a secretária este é um momento de valorização da cultura junina e integração entre sociedade e comunidade escolar.

Ao todos 9 escolas e cerca de 300 alunos participaram do “Arraia do Mercado Centrá ” em dois dias do evento.

Monick França, secretária municipal de educação de Macapá. Foto: Jesiel Braga | PMM

Parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap)

A prefeitura de Macapá conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) durante os três dias do evento “Arraiá du Mercado Centrá”.

Considerando que a quadra junina atrai milhares de pessoas, é de fundamental importância a presença de órgãos que promovam a segurança da sociedade como um todo para que o público possa aproveitar a festa com tranquilidade. Em especial, com a presença das crianças, a preocupação e o cuidado são redobrados.

Sobre esse assunto, a secretária Sonia Ribeiro, da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tjap, explicou que a instituição trouxe para o evento o Comissariado da Infância e da Juventude que além da fiscalização, orientam os coordenadores sobre a permanência de menores em eventos de grande porte, somente acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sonia Ribeiro, da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tjap. Foto: Jesiel Braga | PMM

Os grupos juninos, incluindo a escolas que se apresentaram com pessoas menores de idade, assinaram termos de responsabilidade e receberam autorização para as apresentações no Arraiá.

Os órgãos públicos com serviços disponíveis nos três dias do “Arraiá du Mercado Centrá”, por meio da parceria da Prefeitura de Macapá com o Tjap são os abaixo relacionados:

Ministério Público Estadual, Associação de Pais e Amigos Autistas do Amapá (AMA), Delegacia Geral, Secretaria das Mulheres, Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF), Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Densoria Pública ofertando vários serviços, como medida protetiva e orientação para as mulheres.

Confira mais fotos: