Arraiá du Mercado Centrá encanta público com cores e tradições no 2° Concurso Municipal de Quadrilhas em Macapá

Quadrilhas estilizadas e tradicionais se encontram em um espetáculo que celebra o mês de São João

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Arraiá du Mercado Centrá: Uma explosão de cores e tradição nos festejos juninos de Macapá. Quadrilhas estilizadas encantam o público com performances incríveis | Foto: Jesiel Braga/PMM

O moderno e o tradicional se uniram em uma explosão de cores e movimentos durante o primeiro dia do 2º Concurso Municipal de Quadrilhas, o Arraiá du Mercado Centrá, realizado pela Prefeitura de Macapá. Nove quadrilhas juninas estilizadas encheram de brilho e animação a noite de sexta-feira (16) no Mercado Central, encantando o público com coreografias e cenários temáticos. O evento, que ocorre de 16 a 18 de junho, é uma celebração do mês de São João e reúne tanto as tradicionais quadrilhas quanto as estilizadas.

Além das apresentações das quadrilhas, o evento também conta com a participação de escolas municipais, venda de comidas típicas e a presença de empreendedores locais, fortalecendo a economia criativa da região.

Os grupos juninos, selecionados por meio de edital, receberam auxílio-indumentária da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e concorrem a prêmios em dinheiro, e são avaliados por profissionais da área cultural.

“Chegar hoje e entregar o trabalho que a gente fez é a conclusão de três meses de muito esforço. A minha roupa e o tema da nossa quadrilha representam a magia de São João, a modernidade e a tradição. A apresentação foi um sucesso e, independente do resultado, saímos daqui com o sentimento de vitoriosos”, conta Isabelle Figueiredo, Miss Caipira da quadrilha Estilizada Coração Caipira.

A Quadrilha Estrela Dourada trouxe o tema “Uma viagem ao patrimônio imaterial da cultura brasileira nos festejos de São João” e levou o público em uma viagem pelos encantos do patrimônio imaterial da cultura brasileira com elementos genuinamente amapaenses.

A arte Kusiwa, a pintura corporal e a arte gráfica Wajápi, representaram a cultura indígena, enquanto o Marabaixo, uma expressão cultural de devoção e resistência das comunidades negras do Amapá, ganhou destaque. A quadrilha emocionou o público ao unir tradição e inovação em sua performance.

O coreógrafo da Estrela Dourada, Neto Santos, destacou a importância do Marabaixo, Patrimônio Imaterial Brasileiro, celebrado no dia 16 de junho, e ressaltou a tradição presente no Mercado Central e na fortaleza de São José, que foram cenários dessa emocionante apresentação.

Os critérios para escolha dos campeões são rigorosos e contemplam diferentes aspectos das apresentações. Os jurados avaliam quesitos como conjunto e evolução, coreografia e dança, criatividade, indumentária, marcador, Miss Caipira, passos de quadrilha e temática. O objetivo é reconhecer e premiar o talento e o empenho de cada quadrilha participante.

Outra quadrilha que brilhou na primeira noite do concurso foi a Quadrilha Estilizada Reino de São João, que trouxe o tema “Espetáculos: o show tem que continuar”. Encerrando a noite com muita animação, eles mostraram todo o seu talento e criatividade em uma apresentação emocionante.

Neste sábado (17), acontecerá o segundo dia do concurso, com mais apresentações em frente ao Mercado Central. A festa continua com todo o brilho, tradição, cores e energia das quadrilhas juninas, mostrando a diversidade e o encanto dos festejos juninos em Macapá.

Confira mais fotos