Estudantes das escolas municipais de Macapá emocionaram o público no primeiro dia do ‘Arraiá du Mercado Centrá’

Inclusão e valorização das tradições culturais foram temas das quadrilhas juninas das escolas da rede de ensino do município

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Escolas municipais participam do “Arraiá du Mercado Centrá”. Foto: Abel Neto | PMM

A Escola Municipal de Educação Infantil AEIOU abriu oficialmente o evento da prefeitura de Macapá, o “Arraiá du Mercado Centrá”, nesta sexta-feira (16). Trazendo para a pista de dança 19 pequenos dançarinos que emocionaram o público com a inocência típica das crianças, o tema “O mundo Encantado da Emei AEIOU” trouxe as canções Aquarela do Toquinho, Forrozinho bom, de Dominguinhos e Elba Ramalho e Dona Sebastiana, do inesquecível Luiz Gonzaga.

Emei AEIOU foi a primeira a se apresentar. Foto: Abel Neto | PMM

A professora Eliane Marques foi a organizadora da quadrilha da Emei AEIOU. Ela falou de sua alegria em ver o resultado dos ensaios com os seus pequenos dançarinos. “Estou encantada com a apresentação deles. Há 25 anos trabalho na educação infantil e esses pequenos estão sempre me ensinando alguna coisa”, disse a professora.

A representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Charlene Souza, que é assistente da subsecretaria de gestão e coordenadora das quadrilhas juninas das escolas municipais, falou da importância da secretaria em apoiar eventos como este, que promovem entretenimento saudável, a cultura das festas juninas e a inclusão social.

Falando em inclusão social, a Emef Jardim Felicidade se apresentou com 29 alunos do Ensino Especial, apresentando o tema “Os dançarinos da Fita”. A professora Rauliane da Silva, uma das organizadoras da quadrilha, contou que o tema de seu grupo, além de mostrar um movimento bonito, com a dança das fitas, trabalha a coordenação motora global dos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“Durante os ensaios nós trabalhamos as habilidades de cada um deles, de forma que conseguissem fazer uma boa apresentação hoje, e eles se superaram. Estou muito feliz e orgulhosa”, disse a professora.

A dona de casa, Marivone Ferreira, de 36 anos, estava bastante emocionada assistindo a apresentação de seu filho, Nicolas Ferreira, aluno do 1° período da Emef Jardim Felicidade. “Eu estou chorando, mas é de alegria em ver a evolução do meu filho nesta escola. Ele tem autismo e era não verbal e hoje ele evoluiu tanto e está até dançando. Não sei nem explicar o que eu estou sentindo”, disse a mãe do pequeno Nicolas.

Marivone Ferreira, com seu filho Nicolas Ferreira e esposo. Foto: Abel Neto | PMM

Micherlon Costa, pai do estudante Marlon Junior, do 5° ano da Emef Wilson Malcher, contou que seu filho estava bastante ansioso desde o dia anterior por conta de sua apresentação na quadrilha. “É a primeira vez que ele participa de um evento assim, por isso estava tão eufórico”, ressaltou o pai do menino.

A escola Hildemar Maia foi a última a se apresentar e trouxe o tema “Explode Coração”.
De acordo com Brenda Vilhena, gestora da escola, a proposta traz o resgate das tradições da cultura popular, promovendo interação entre as crianças.

Gestora da Emef Hildemar Maia, Brenda Vilhena. Foto: Abel Neto | PMM

A estudante Ana Alice, de 10 anos, desfilou pela Emef Hildemar Maia. Ela estava muito bem maquiada com bandeirinhas desenhadas nas pálpebras. “Minha tia é maquiadora e ela me maquiou assim”, contou, sorridente.

Estudante Ana Alice, de 10 anos. Foto: Abel Neto | PMM

Cerca de 120 estudantes participaram desse primeiro dia de apresentações das quadrilhas juninas no Mercado Central.

No sábado (17), segundo dia do Arraiá, a partir das 16h vão se apresentar as escolas municipais
Amapá, José Duarte de Azevedo, Professora Odete de Almeida Lopes, Roraima e Professora Lúcia Neves Deniur.

Confira a programação completa (AQUI)

Fotos: Abel Neto | PMM