Proaves: 200 famílias agrícolas recebem incentivo da Prefeitura de Macapá para a criação de aves

Nesta primeira etapa do programa, 20 agricultores receberam a doação de 2 mil aves, equipamentos, insumos pecuários, ração para frangos de corte, vacinas e outros medicamentos avícolas

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Programa de incentivo à avicultura no município beneficia 200 agricultores de Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM

Dando continuidade às políticas de desenvolvimento e incentivo à agricultura familiar, a Prefeitura de Macapá lançou nesta quarta-feira (31), a primeira etapa do Programa Proaves Macapá. A iniciativa beneficia 200 famílias agrícolas com a doação de 20 mil aves, equipamentos, insumos pecuários, ração para frangos de corte, vacinas e outros medicamentos avícolas. A ação aconteceu na Vila Esperança, localizada no KM 9. 

Nesta primeira fase, 20 famílias receberam a doação de materiais e insumos suficientes para 60 dias, são eles: 100 aves caipiras para cada família, ração para frango de corte, vacinas e outros medicamentos avícolas, comedouro tubular de 3 kg, bebedouros de rosca de 5 litros.

Um dos beneficiados pelo Programa Proaves foi o agricultor Geraldo Ramos, morador da comunidade do Curiaú. Ele trabalha no setor da avicultura há mais de 50 anos e conta entusiasmado que sua produção e renda aumentarão.

“Eu e minha família vivemos do que plantamos e do que criamos. A avicultura é uma das atividades desenvolvidas por nós. Esse incentivo é muito importante para que esta atividade seja feita da forma correta, pois, além das aves, vamos receber a ração adequada e todo suporte técnico necessário para termos uma boa produção”, conta. 

Segundo o Prefeito Dr. Furlan, o programa foi criado em seu primeiro ano de gestão com o intuito de incentivar à avicultura e aquecer o desenvolvimento econômico do município. Além disso, a prática fomenta novas atividades agropecuárias na região.

“Estamos trabalhando para fortalecer o setor primário e desenvolver políticas que incentivem a produção de alimentos em Macapá. Nosso propósito é gerar renda e valorizar o homem do campo, que através do programa terá a oportunidade de produzir e ter sua fonte de renda”, destacou.

Em 10 meses, serão beneficiadas 200 famílias contempladas no edital n° 001/2023 – Semag/PMM do Proaves Macapá. A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), coordena o programa e é responsável por orientar as famílias beneficiadas.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Fleury, em até 60 dias as aves entram no ciclo de produção, período em que elas estão prontas para o abate. Desta forma, o produtor poderá comercializar ou consumir.

“A secretaria trabalha para incentivar produtores que buscam por novas formas de obter renda. Macapá tem potencial para produzir alimentos. A espécie que está sendo doada possui uma excelente conversão alimentar e ótimo rendimento de carne após o abate. Ou seja, o produtor pode comercializar ou consumir o que produz”, ressaltou.

Confira mais Fotos