Mais de 45 escolas municipais de ensino fundamental de Macapá participam da formação Trilhas de Avaliação

Projeto acontece de 17 a 24 de maio e é direcionado a coordenadores pedagógicos e gestores das unidades de ensino fundamental do município

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Projeto Trilhas de Avaliação. Foto: Mary Paes | PMM

Na tarde desta quarta-feira (17), a escola municipal Roraima, localizada no bairro Buritizal, foi um dos polos do Trilhas de Avaliação. O projeto acontece simultaneamente em 6 polos urbanos de Macapá.

Trata-se de uma formação destinada aos coordenadores pedagógicos e gestores das escolas que oferecem o Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Macapá.

Nádia serique, articuladora do programa Educa Macapá, explica que o projeto é um desdobramento de um dos eixos do programa que é a avaliação.

“O programa Educa Macapá possui um tripé que é ‘formação de professores, avaliação e acompanhamento’. Este é o momento em que as escolas da nossa rede municipal estão compartilhando os resultados das avaliações formativas e fazendo um comparativo com os resultados da avaliação diagnóstica que foi aplicada nas primeiras semanas do ano letivo de 2023”, explicou.

De acordo com Serique, o projeto objetiva também partilhar os avanços que as escolas já alcançaram e criar estratégias e metodologias para que os alunos continuem avançando no aprendizado.

Elielson Magave, superintendente da Divisão de Ensino Fundamental (DIEF | Semed). Foto: Mary Paes | PMM

O Superintendente Elielson Magave, da Divisão de Ensino Fundamental (DIEF/Semed), coordenador do Polo Emef Roraima, esclareceu algumas funções do projeto.

“O Trilhas de Avaliação é onde as escolas vêm apresentar seus resultados, comparando a primeira avaliação diagnóstica com primeira formativa e qual o avanço alcançado. Além da demonstração de quais foram as metas, as estratégias que esses profissionais da educação utilizaram para a melhoria do aprendizado dos alunos”, explicou o superintendente.

A gestora da Emef Esforço Popular, Vera Favacho, veio compartilhar os resultados da sua unidade escolar.

“Na nossa escola, os resultados entre as avaliações diagnóstica e formativas apresentaram um grande avanço nesse bimestre. Estamos trabalhando para cada vez mais obtermos bons resultados, inclusive por meio de nossos projetos internos de incentivo à leitura”, pontuou a gestora.

Trilhas de Avaliação

É destinado a realizar análise pedagógica dos resultados das avaliações no contexto escolar, planejar estratégias pedagógicas com base nesses resultados e promover espaços de diálogo e troca de experiências entre os profissionais da educação.

O projeto é divido em 5 trilhas que vão ser realizadas durante o ano de 2023.
Esta primeira etapa acontece de 17 a 24 de maio, dividido em 8 polos, abrangendo 45 Emef, mais as escolas do campo.

Confira mais fotos

Fotos: Mary Paes | PMM