Protege Macapá: prefeitura reforça medidas preventivas às infecções por Influenza; veja as ações

Também será intensificada a busca ativa para a vacinação de todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades por meio de ações itinerantes com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) em área; além de vacinação itinerante em escolas da rede municipal

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Uma força-tarefa entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS) reforçam estratégias de prevenção e tratamento às infecções causadas pelo vírus Influenza na capital. A Prefeitura lança o programa ‘Protege Macapá’, com ações que se concentram na ampliação da cobertura vacinal, adoção de um protocolo de tratamento médico para casos diagnosticados e a conscientização da população para a importância da vacinação.

Macapá garante o abastecimento de doses e o funcionamento de 25 salas de vacina na capital, no horário de 8h às 17h, destas, sete unidades passarão a funcionar com horários estendidos de 17h às 21h, são elas: UBSs São Pedro, Congós, Infraero 2, Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Marabaixo e Pedro Barros no bairro Fazendinha.

A Prefeitura também intensifica a busca ativa para a vacinação de todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades, por meio de ações itinerantes com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) em área. Além de vacinação itinerante em escolas da rede municipal.

Para o tratamento das pessoas que já estão infectadas pelo vírus Influenza, a Prefeitura adotará um protocolo de tratamento médico e multidisciplinar que será aplicado na Atenção Primária, com a criação de agendas extras pediátricas nas UBSs e o reforço de equipe médicas e de enfermagem nas Unidades de Pronto Atendimento nesse período em que há aumento dos casos de influenza. O protocolo inclui ainda, o treinamento de novas equipes de saúde para esse atendimento.

O prefeito Dr. Furlan, reafirma que a vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger contra o vírus e que sensibilizar a população sobre a vacinação, evita casos mais graves da doença. “Reforço a importância da vacina na vida das pessoas, mantendo o cartão sempre atualizado, evitando a doença ou minimizando o quadro caso seja exposto à doença”, reforça.

A orientação é para que as pessoas que eventualmente não se vacinaram que procurem uma das unidades de saúde do município para concluir a sua vacinação.

Vacinação nas escolas

17 de maio (quarta-feira) – Creche Tio Soró, no Conjunto Alphaville, bairro Fazendinha. Horário: 9h30 às 12h e das 15h às 18h

18 de maio (quinta-feira) – Creche Nivalda Portal do Espírito Santo, na Avenida Ivaldo Veras, s/n, bairro Jardim Marco Zero. Horário: 9h30 às 12h e das 15h às 18h