Macapá capacita servidores para atendimento humanizado na saúde à população LGBTQIA+

Gestores e técnicos participaram da capacitação de boas práticas no atendimento

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Servidores de quatro Unidades de Saúde participaram desta etapa da capacitação. | Foto: Andreza Sanches

Saúde integral, qualificação na coleta de dados e identidade de gênero foram os temas abordados neste sábado (13), durante capacitação voltada a servidores da saúde para melhor acolher e atender o público LGBTQIA+ na Atenção Primária à Saúde. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Comitê Municipal de Saúde Integral LGBTQIA+.

Állan Gomes, chefe da Divisão de Saúde de Populações Vulneráveis da Semsa, explica que a porta de entrada são as unidades básicas de saúde por meio do acolhimento, e a habilitação e o acolhimento são os primeiros passos para alcançar a meta de Atendimento Integral à população LGBT.

“Servidores bem informados prestam atendimento mais efetivo à população LGBTQIA+, e promoverem melhorias no acesso ao SUS, diminuição do preconceito e promoção da equidade”, pontuou.

Participaram desta etapa da capacitação, colaboradores da Central Municipal de Regulação, Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, UBS Marcelo Cândia e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“Estamos na linha de frente do atendimento e por isso devemos estar bem informados para oferecer um serviço de qualidade e respeito a todos os usuários”, defendeu Fabiana Barbosa, servidora da Central Municipal de Regulação.

No encontro, os servidores participaram de dinâmicas acerca das especificidades da Saúde Integral da População LGBTQIA+ e da compreensão de que esta população como um todo possui particularidades em relação à identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual e de sexo biológico.

“A população LGBTQIA+, enquanto um conjunto de cidadãos que faz uso do SUS, busca atendimento na rede de Atenção Primária à Saúde, portanto, cabe aos servidores prestar assistência integral, minimizando as desigualdades sofridas por esta população”, compartilhou Joanne Costa, presidente do Conselho Municipal LGBT.

Joanne Costa, presidente do Conselho Municipal LGBT ministrou as palestras. | Foto: Andreza Sanches

Luiz Carlos Murici é dentista da UBS Leozildo Barreto Fontoura e reconhece a importância da garantia de direitos da população LGBTQIA+. “Saber como abordar, como acolher são boas práticas no atendimento que vão nos levar a um futuro com menos preconceito”, finalizou o servidor.

O dentista Luiz Murici é servidor da UBS Leozildo Barreto e participou da capacitação. | Foto: Andreza Sanches