Direitos Humanos: Prefeitura de Macapá realiza ação social no bairro Infraero I

Foi um dia de orientações jurídicas, atividades lúdicas infantis, aficinas de designer de sobrancelhas, segurança no trabalho e culinária

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH)

Mulheres da comunidade aprenderam técnicas de designer de sobrancelhas com linhas e henna | Foto: Mônica Nascos /PMM

Neste sábado (13), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) realizou o Programa Macapá Mais Cidadania com atendimentos socioassistenciais às famílias em situação de vulnerabilidade social localizadas no Infraero I, Zona Norte da Capital.

Durante a ação social foram realizadas orientações jurídicas, atividades lúdicas infantis, aficinas de designer de sobrancelhas, segurança no trabalho,  culinária e outros serviços.

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, ressaltou que o “Macapá Mais Cidadania” visa alcançar as áreas periféricas para a promoção dos direitos fundamentais às famílias que precisam.

“É a Prefeitura de Macapá trabalhando forte e de coração pelos direitos e  cidadania desta população que necessita de políticas públicas efetivas e inclusivas”, destacou o secretário.

Na oficina de culinária, a comunidade aprendeu receitas deliciosas como sanduíche de frango natural, bolo de pode e pasta de ovos. As oficinas foram ministradas pelas equipes da SMDH com intuito de fomentar o empreendedorismo na vida das mulheres.

As atividades lúdicas foram feitas às crianças com as pedagogas do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), além do acolhimento psicológico e assistência social. As crianças fizeram desenhos e pinturas com pincéis e lápis de cor, outras brincadeiras foram feitas pela equipe pedagógica.


Também aconteceu assistência jurídica pelo Projeto Social Jurídico (Projur), composto por quatro advogados. Dr. Eduardo Vasconcelos, disse que dentre as orientações jurídicas, uma moradora buscou informações sobre o andamento do seu processo, e foi dado a ela os devidos esclarecimentos.

As mulheres gostaram das ações de beleza com oficinas de designer de sobrancelhas e cílios. É o caso da Maria Raimunda Dias, de 51 anos, que ao fazer a sua sobrancelha com henna, ficou feliz com o resultado.

“A gente não tem condições de ir ao salão de beleza, por isso agradeço a iniciativa desta ação, pois agora, além de aprender a fazer um design de sobrancelha eu me sinto maravilha”, agradeceu.

Maria Raimunda durante a sua sessão de beleza contou que se sentiu maravilhosa com o resultado I Foto: Mônica Nascos/PMM