Município inicia campanha educativa de orientação para emissão obrigatória de nota fiscal de serviço eletrônica

Medida é baseada na Lei complementar nº 144/2021 e no decreto nº 782/2023-PMM regulamentada em março de 2023

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Finanças

Campanha de orientação iniciou no Shopping localizado na rua Leopoldo Machado I Foto: Jesiel Braga/PMM

Iniciou nesta segunda-feira (24) a campanha de orientação nos estabelecimentos comerciais sobre a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal de serviço eletrônica nos estabelecimentos prestadores de serviço. Para isso, a secretaria municipal de Receita (Semfi) disponibiliza 2 mil adesivos que serão distribuídos e fixados nos locais durante a campanha.

A medida é baseada na Lei complementar nº 144/2021 e no decreto nº 782/2023-PMM regulamentada em março de 2023.

“Todos os contribuintes com estabelecimento comercial devem expor o banner informando o consumidor sobre o direito à emissão de nota fiscal de serviço eletrônica, mesmo que o cliente não solicite é obrigatório emitir”, explica o subsecretário de Receita, Elcides Vales.

Concessionárias de automóveis, academias, faculdades, esmalterias e shoppings estão entre os estabelecimentos que receberão as instruções.

“A emissão de nota fiscal eletrônica é importante para manter a regularidade da empresa, garantir os direitos do consumidor e recolher tributos”, detalha o subsecretário.

Estabelecimentos que não puderem emitir a nota fiscal de serviço eletrônica pelo computador poderão utilizar o aplicativo Nota Fácil disponível gratuitamente na play store do celular. “Além da colocação dos adesivos, os fiscais também fazem a demonstração de como utilizar o aplicativo. É simples, prático e rápido”, conclui Elcides.

O banner para impressão está em anexo no link e poderá ser impresso pelo prestador de serviço.