Nesta quinta-feira (20), moradores da comunidade Nova Aliança, localizada no bairro Infraero I, Zona Norte de Macapá, receberam a ação do Programa Saúde para Todos.
Os atendimentos foram realizados por uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o intuito de promover a descentralização dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A Dona de casa Evenilce Rodrigues, de 24 anos, levou o pequeno Thomas Rodrigues, de 10 meses, para receber atendimento pediátrico e aproveitou para se consultar com o clínico geral.
“A comunidade estava precisando muito e veio no momento certo. Agora os atendimentos estão melhorando, consigo ver diversas ações em vários cantos que necessitam desses atendimentos pela cidade”, contou a mãe.
Durante a ação foram ofertadas consultas com o clínico geral, pediatra, ginecologista, nutricionista e psicólogo. Os moradores também contaram com coleta de amostra para exames laboratoriais, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e da covid-19, além de vacinação de rotina e da covid-19.
Quem também se beneficiou com os atendimentos foi a dona de casa Sabrina da Silva, de 25 anos, que buscou se consultar com o clínico geral. “Sempre é necessário esse cuidado com a saúde da população. Para quem já está com algum problema de saúde, aqui na ação já consegue dar andamento nas consultas para começar o tratamento e isso é ótimo”, ressaltou a moradora.
O programa Saúde para Todos faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas pela Prefeitura de Macapá, com a função de ampliar os atendimentos de saúde para atender o maior número de pessoas e assim evitar a sobrecarga de atendimentos nas UBSs.
“Trouxemos o Saúde para Todos com diversos atendimentos para essa área de ocupação, para atender as demandas dessas pessoas e essa ação vai continuar ocorrendo em outras localidades”, explicou a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.
A enfermeira responsável técnica da equipe itinerante, Caroline dos Santos, destacou a necessidade da ação. “A importância dessa ação é para aumentar a cobertura das vacinas, aproveitando para ampliar os atendimentos de vacinação da Influenza, covid-19 e de rotina, que já acontecem nas UBSs”, concluiu.
Giovane Brito* – estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde