Prefeitura garante saúde e bem-estar de idosos atendidos no CRAS Alegria

Cerca de 50 idosos foram atendidos durante a ação

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Saúde dos idosos é o foco principal da ação | Foto: Jesiel Braga/ PMM

Acolher, integrar e oferecer qualidade de vida às pessoas da melhor idade. Com esse objetivo, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alegria, localizado no bairro das Pedrinhas, recebeu cerca de 50 idosos nesta terça-feira (18) em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Assistência Social e a de Saúde, voltada para a saúde e o bem-estar desse público.

A ação ofertou consulta médica, exames laboratoriais, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, vacinação, massoterapia, atendimento com psicólogo, avaliação e preenchimento da caderneta da pessoa idosa.

Usuária do Cras, Rosa Santos e a coordenadora de Saúde do Idoso, Marisa Cardoso I Foto: Bruno Nascimento/ PMM

“Essas ações conjuntas fazem parte das estratégias que o município promove de bem-estar a curto e longo prazo desse público acima de 60 anos de idade. Estamos cuidando dos nossos idosos e levando os serviços de assistência e saúde para mais perto deles”, destacou a coordenadora de Saúde do Idoso, Marisa Cardoso.

A pensionista Rosa dos Santos, de 72 anos, já participa das atividades desenvolvidas pelo CRAS Alegria há dois anos e aproveitou a ação para fazer um pequeno check up. Cuidado e proteção já fazem parte da rotina da idosa.

“Aqui eu faço minhas atividades e recebo um cuidado a mais com os atendimentos de saúde que eles trazem pra gente, isso é muito bom!”, comentou a idosa.

Dona Rosa recebendo um dos atendimentos ofertados durante ação | Foto: Jesiel Braga/ PMM

O coordenador do CRAS Alegria, Ivanildo Ferreira, explicou que os atendimentos foram direcionados aos idosos que participam do Grupo de Convivência da Melhor Idade do Cras Alegria, para garantir qualidade de vida e o acompanhamento desse público nos demais serviços de assistência e saúde da rede municipal.

“Esses idosos participam das atividades duas vezes por semana no CRAS, e esse cuidado especial é para que eles continuem buscando saúde e bem-estar, essenciais para a qualidade de vida”, declarou.