Prefeitura de Macapá incentiva a agricultura e produção de grãos de soja tem aumento de mais de 77%

Secretaria Municipal de Agricultura acompanhou a colheita de soja em Santo Antônio da Pedreira

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Agricultura

 

Secretaria Municipal de Agricultura acompanhou o inicio da colheita de soja em Santo Antônio da Pedreira | Foto: Elisa Maciel/PMM

A agricultura tem recebido cada vez mais atenção da Administração Municipal de Macapá, com incentivos que proporcionam renda e estabilidade ao homem do campo. Em 2023, o município teve aumento de 77% na produção de grãos de soja em comparação aos três anos anteriores, segundo dados do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

Em Santo Antônio da Pedreira, a 45 km da capital, a propriedade do Carlos Kaczam, iniciou a colheita de soja nesta sábado (8) e teve acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

O produtor no inicio da colheita, afirma que a expectativa é alta para esse ano. Sua plantação é de milho, soja e feijão em um espaço com mais de 400 hectares; hoje foi a vez da soja.

“Plantamos 360 hectares de soja e colhemos cerca de 50 a 60 sacas por hectares. São mais de 21 mil sacas, Tudo isso graças a política de licenciamento ambiental da Prefeitura de Macapá. Estava há dois anos sem poder produzir pela falta de renovação do licenciamento, em 2022 me foi dado. Agora posso multiplicar o resultado”, conta.

O aumento no setor produtivo reforça que gestão se faz com políticas públicas responsáveis e comprometidas com o fortalecimento econômico da região, é o resultado da politica pública para o licenciamento ambiental; o que possibilita o credenciamento do empreendimento rural como iniciativa ambientalmente adequada.

“Em 2023, a produção de 13.814 mil toneladas de soja representam um aumento de 77% em relação a safra anterior que foi de 7.786 mil toneladas. Este resultado mostra que a prefeitura é parceira de qualquer atividade econômica, e a agricultura é uma delas. Vamos produzir cada vez mais e com respeito ao meio ambiente”, ressalta o Secretário Municipal de Agricultura Eduardo Fleury.