Empreendedorismo: mulheres do Projeto Liberdade e Cidadania recebem certificados de cursos promovidos pela PMM

Com intuito de enaltecer a capacidade empreendedora e fomentar a geração de renda às mulheres, a prefeitura visa promover a valorização da mulher no mercado de trabalho

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SMDH

Participantes receberam certificados dos cursos de Designer de Sobrancelhas, Trufas e Ovos de Páscoa Gourmet | Foto: Maison Brito / PMM

Dando continuidade aos cursos organizados pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), mulheres integrantes do Projeto Liberdade e Cidadania finalizaram nesta sexta-feira (24) os cursos de designer de sobrancelhas, trufas e ovos de páscoa, realizados pela Prefeitura de Macapá por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos (SMDH), e a de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação (Semtradi).

As formações aconteceram no Centro Comunitário do Conselho de Execuções Penais, sede do Projeto Liberdade e Cidadania, que é um projeto social de ressocialização, que visa acolher pessoas egressas do sistema prisional para inseri-las na sociedade, promovendo integridade, respeito e cidadania.

Serviços de embelezamento marcaram o encerramento da qualificação profissional nesta sexta-feira. As participantes passaram por maquiagens, manicure, cílios e definições de sobrancelhas, além de muita alegria e gratidão das assistentes do projeto, porque foram sorteados para as participantes, brindes, ovos de páscoa e chocolates. Tudo feito com muito carinho pelas servidoras do CRAM com o apoio das assistentes do Centro Comunitário de Execuções penais e da Semtradi.

O Secretário Municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, destacou o trabalho feito pelas mulheres do CRAM à sociedade macapaense. Segundo ele, é fundamental a inclusão, o respeito e a promoção da valorização dessas mulheres no espaço social, com intuito de enaltecer a sua capacidade empreendedora e fomentar a geração de renda.

Secretário Raimundo Azevedo enalteceu o trabalho feito pelo CRAM às mulheres que necessitam de oportunidades | Foto: Maison Brito / PMM

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, lembrou que o curso iniciou na segunda-feira (20) e foram cinco dias de preparação e formação que visa buscar a independência financeira.

“É uma alegria para nós, enquanto gestão municipal, poder conhecer as histórias incríveis de superação dessas mulheres guerreiras, e poder fortalecê-las ainda mais para o mercado de trabalho, para que elas possam sair da dependência, e se tornarem grandes empreendedoras”, disse a coordenadora.

“Depois que eu entrei para o Projeto Liberdade e Cidadania, as portas se abriram para mim, porque agora eu faço cursos e me sinto uma pessoa totalmente renovada, pronta para trabalhar, ganhar dinheiro honestamente com a minha família, e me desenvolver profissionalmente, eu so tenha a agradecer”, concluiu.

É o caso da Vanderleia Farias, de 32 anos, mãe de um casal de crianças, ela ressaltou a importância do Projeto Liberdade e Cidadania por oportunizá-la a fazer os cursos oferecidos pela Prefeitura de Macapá. Agora ela vai comprar  os materiais, e levar o conhecimento para a sua família.

Fotos: Maison Brito / PMM