Além de acolhimento, mulheres do Marabaixo 3 se capacitam para o mercado de trabalho

Na quarta-feira, 15, iniciam os cursos de doces, trufas e ovos de Páscoa para as mulheres do bairro Marabaixo, na Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH)

Durante o evento, as equipes do CRAM identificaram mulheres que sofrem violência. Elas foram foram ouvidas e encaminhadas | Foto: Adevaldo Cunha / PMM

Dando continuidade às capacitações realizadas no mês dedicado às mulheres, pela Prefeitura de Macapá, a comunidade do bairro Marabaixo 3 participou de cursos e de intervenções sociais, nesta segunda-feira, 13. As qualificações acontecem na Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós até o dia 16.

A iniciativa é da coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos (SMDH), com o apoio técnico da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, destaca a importância do empoderamento feminino | Foto: Adevaldo Cunha / PMM

Socorro Marques disse que além de fortalecer as mulheres e capacitá-las para o mercado de trabalho, seja formal ou autônomo, as atividades visam conhecer as pessoas envolvidas no projeto e prestar atendimento psicológico a quem precisar.

“Hoje conhecemos uma mulher que sofre violência, a encaminhamos para as psicólogas do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), em seguida ela foi inscrita em cursos. Por isso nossa gestão quer fortalecer e capacitar essa mulher para que ela seja respeitada e se torne independente”, ressaltou.

Cleici quer trabalhar como designer de sobrancelhas para as mulheres do bairro com intuito de ajudar na renda da família | Foto: Adevaldo Cunha / PMM

A exemplo de Cleici Palheta, de 27 anos, mãe de duas crianças. Ela conta que está desempregada e por isso buscou as ações de capacitação da Prefeitura de Macapá, para aprender a fazer designer de sobrancelhas e começar a trabalhar no ramo da beleza.

“Eu moro com a família da minha irmã. Esse aprendizado aqui será importante para aprender a trabalhar com sobrancelhas e ter o meu dinheiro para ajudar nas despesas da casa e com minhas filhas”, disse.

Por outro lado, Larissa Lopes, de 19 anos, já é empreendedora, trabalha com maquiagens e cílios num estúdio do bairro. Ela agradece a iniciativa e conta que a formação vai ajudá-la no aperfeiçoamento do seu trabalho para ganhar uma renda a mais.

“Agradeço a oportunidade que a Prefeitura nos ofereceu para que eu possa aprender técnicas novas, para prestar um melhor serviço e aumentar a renda da minha família”, agradeceu.

Hoje elas aprendem o designer de sobrancelhas. Na quarta-feira começa os cursos de doces, trufas e ovos de Páscoa. Os cursos realizados por técnicos e profissionais da Semtradi e da Coordenadoria das Mulheres acontecem até o dia 16, e no dia 17 de março será a entrega e certificados e venda dos produtos.

Equipes da Semtradi são preparadas para qualificar as mulheres, elas ensinam as técnicas mais atualizadas do mercado da beleza | Foto: Adevaldo Cunha / PMM

Fotos: Adevaldo Cunha / PMM