Geração de renda: Prefeitura de Macapá capacita mulheres com curso de design de sobrancelhas 

Grupo com 12 mulheres participou nesta sexta-feira (3) do curso ofertado pela Semtradi

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Oficina reuniu 12 mulheres no Centro Comunitário Profissionalizante do bairro Congós, na zona sul de Macapá | Foto: Abel Neto/PMM

Nesta sexta-feira (3) a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) ofertou para 12 mulheres um curso de design de sobrancelhas. A capacitação aconteceu no Centro Comunitário Profissionalizante dos Congós, na Zona Sul de Macapá. A ideia é capacitar esse público para o mercado de trabalho.

As participantes tiveram acesso ao conhecimento prático de como modelar diferentes tipos de sobrancelhas e todo o processo necessário: desde a limpeza correta, demarcações, retirada de pelos com pinças e navalhas e finalização com o desenho.

O objetivo é capacitar profissionais com técnicas de utilização de pinça e hena, sombra ou lápis. A responsável pela oficina, designer de sobrancelhas e técnica da Semtradi, Luana Gonçalves, explica que a ramo é aquecido na capital.

“Com esses métodos, estas mulheres podem empreender no ramo da estética. O mercado da beleza e bem-estar é aquecido em Macapá, com pouco material é possível fazer renda com a feitura de sobrancelhas”, explica.

Uma das participantes do curso foi a acadêmica de psicologia, Juliana Dias, de 23 anos. Ela conta que a capacitação vai possibilitar um fonte de renda enquanto conclui a graduação.

“Quando souber do curso, fui logo me inscrevendo. Acho muito importante cursos profissionalizantes assim. Ter essa formação rápida nos ajudar a aprender algo que iremos usar para conseguir o nosso dinheiro. Agora vou poder empreender enquanto não termino a faculdade”, comemora a estudante.

Centro Comunitário Profissionalizante dos Congós – CCPC

Localizado na Rua Dr. Alberto Lima, no bairro dos Congós, o espaço é administrado pela Semtradi e foi criado com o objetivo de capacitação e inserção da população no mercado de trabalho.

“Ouvimos a demanda da população e oferecemos o curso, o espaço e a estrutura. A oficina é só uma porta de entrada para essas mulheres, pois nosso objetivo aqui é ensinar algo que vá despertar nelas a vontade de crescer no ramo da estética e ir muito além no empreendedorismo”, reforça Cirilo Fernandes, secretário da Semtradi.

Confira mais fotos