Volta às aulas: ano letivo iniciou nesta segunda-feira para mais de 30 mil estudantes da rede municipal

Em 2023, a Prefeitura de Macapá vai continuar a lançar novos projetos pedagógicos

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Mais de 30 mil estudantes voltaram às escolas nesta segunda-feira | Foto: Rogério Lameira/PMM

Para mais de 30 mil estudantes de Macapá, esta segunda-feira (13) de reencontros e aprendizado. Cerca de 80 escolas da rede municipal de ensino deram início ao ano letivo 2023, em turmas do maternal, pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este ano, os alunos participarão de novas edições de projetos como a Olimpíada de Matemática, além de iniciativas inéditas como os Jogos Escolares Municipais.

Durante a manhã, o prefeito Dr. Furlan acolheu pessoalmente os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Cristina Ramos, localizada no bairro Perpétuo Socorro. A unidade é uma das 19 escolas entregues pela prefeitura, e já beneficia quase 500 crianças.

“Estamos iniciando um ano que será muito importante para a educação municipal. Em 2023, vamos dar continuidade a todas as estratégias que iniciamos ao longo da gestão, investindo em reestruturação da rede física, valorização dos profissionais e reforço nos projetos pedagógicos”, ressaltou o prefeito, na ocasião.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, recepcionou os estudantes na Emei Ana Cristina Ramos | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A manhã foi de comemoração em todas as unidades que iniciaram o período letivo. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hildemar Maia, localizada no bairro do Trem, os estudantes foram recepcionados já em clima de carnaval, com direito a máscaras e decorações.

Já na Emef. Antônio Barbosa, localizada no bairro Santa Inês, a programação de volta às aulas contou com passeio dos novos alunos por todos os espaços da escola e apresentação do hino nacional na quadra, também recém-reformada pela Prefeitura.

Para a pequena Ana Paula, que irá estudar pela primeira vez no maternal da Emei Ana Cristina Ramos, esta também foi uma manhã de descobertas. A mãe da estudante, Jéssica Brito, conta que a filha ficou nervosa, mas logo se empolgou ao conhecer os colegas.

“Fiquei feliz em conseguir essa vaga pra ela, o maternal é um desenvolvimento muito importante para a criança. É muito bom deixar a Ana em um ambiente reformado, um local bom e agradável. Tá ótima a escola”, avalia a mãe.

O planejamento para o ano letivo inclui a continuidade dos diversos programas e projetos pedagógicos da rede municipal, como a Olimpíada de Matemática e a realização da 3ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac), como ressalta o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

“Vários projetos que a Secretaria Municipal de Educação e até mesmo escolas têm, complementam esse processo de desenvolvimento educacional. Isso, aliado a um programa pedagógico forte como o Educa Macapá, tem nos ajudado a crescer no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb]”, ressaltou o secretário.

Secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, acompanhou a volta às aulas na Emef Antonio Barbosa | Foto: Léo Nilo/PMM

Cronograma de volta às aulas

Desta vez, nem todas as escolas municipais iniciaram o período letivo ao mesmo tempo. Continuando o plano de revitalização dos ambientes escolares, a Prefeitura de Macapá decidiu concluir algumas reformas ou reparos antes de retornar às aulas, garantindo, assim, que o estudante apenas frequente ambientes adequados e confortáveis.

Nas escolas que apenas precisam de alguma manutenção, como consertos no telhado ou na rede elétrica, o início das aulas está previsto para os dias 23 e 24 de fevereiro. Já nas unidades que passam por reformas mais extensas, o início do período letivo está programado para o próximo mês. Em ambos os casos, os dias sem aulas presenciais serão repostos posteriormente, com sábados letivos ou atividades no contraturno.

Confira abaixo o cronograma detalhado de volta às aulas: