Por volta de 5h da manhã deste sábado (4), atletas inscritos na “Corrida de Rua Macapá 265 Anos” se concentraram em frente ao Mercado Central para mais uma edição promovida pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). Mais de duas mil pessoas foram credenciadas para participar. Todos receberam camiseta oficial, medalha e frutas. A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) foi responsável pela organização.
O percurso foi de sete quilômetros. Iniciou na Rua Cândido Mendes e seguiu pelas ruas Antônio Coelho de Carvalho, São José, Travessa Maracá, Beira Rio, Rotatória do Araxá, Jovino Dinoá, Avenida Coaracy Nunes, com retorno ao Mercado Central, por meio da rua do comércio.
A corrida proporcionou alegria, adrenalina, diversão ao público e bem estar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas moderadas ao menos duas horas e meia por semana ou 75 minutos de atividades intensas.
CORRIDA DE RUA MACAPÁ 265 ANOS; VEJA A GALERIA DE FOTOS
Além dos inscritos, os “pipocas” – que são corredores e entusiastas não cadastrados – marcaram presença. Às 6h16, a largada foi dada.
Acemiro Costa foi um dos dois mil inscritos da Corrida de Rua. Ele descreveu a expectativa de participar.
“Como macapaense, não poderia deixar de prestigiar. Todo ano eu venho participar. Nesses últimos anos, nosso prefeito melhorou ainda mais essa comemoração. Está de parabéns. E vamos porque o tempo está colaborando”, comemorou.
Ao longo do trajeto, empreendedores montaram barracas para venda de comidas e lanches. Foi momento propício para faturar.
A chegada do público ao Mercado Central ocorreu às 7h37. Em paralelo, outras pessoas caminhavam em vias que não faziam parte do percurso. O primeiro lugar chegou ao Mercado Central após 22 minutos e 25 segundos de corrida.
O prefeito de Macapá explicou a importância do evento. “Foi muito bom. Uma corrida que recebeu dois mil inscritos. Com certeza a gente tinha que receber mais pessoas. As pessoas aderiram. Quem não conseguiu se inscrever, correu na Pipoca, como a gente chama. O que vale é a festa”, disse Dr. Furlan, que adiantou: no Macapá Verão serão 5 mil vagas.
Durante o dia, a programação segue com missa, corte do bolo e encerrará com show da cantora Joelma.